Pular para o conteúdo principal

Vigiai I: A parábola dos dois servos



Como prometido, começo hoje um estudo sobre os exemplos de vigilância que o Senhor nos dá, explicando a que devemos ficar atentos para que a sua vinda não nos pegue em má situação. A primeira parábola das que ele conta a respeito fala dos servos que o Senhor constituiu sobre os dele, aqueles a quem Ele deu autoridade e a responsabilidade de cuidar do seu povo.

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 24:45-51

Embora esteja valendo para todos os servos, esta primeira explicação de Jesus é um alerta principalmente àqueles que são seus pastores, àqueles que Ele ungiu para cuidar de suas ovelhas. É preciso lembrar que nem todos aqueles que se autodenominam pastores ou aqueles que os homens chamam assim são pastores para Deus. Este só considera como tal aqueles que Ele mesmo designou. Um pastor ungido por Deus, não importa se para cuidar de uma multidão de ovelhas, ou apenas de uma, será sempre cobrado da mesma forma: pela sua vida e pela vida da(s) ovelha(s).
A tarefa destes servos é “dar o sustento a seu tempo” para a família de Deus. Isso não significa simplesmente dar a palavra nos cultos, pegar um versículo e explicá-lo e dizer que você tem que ter fé irmão, tem que se apegar em Jesus, agora boa noite, que Deus os proteja no caminho para casa e até semana que vem. Pode até ser que um pastor que prega dessa forma consiga dar comida espiritual à sua igreja durante os cultos; ele pode estar mesmo ligado a Deus, e então o que ele fala vem do Espírito e tem proveito. Mas aí falta aquela parte do “a seu tempo”. Porque às vezes a ovelha tem uma crise durante a semana, no meio do seu horário de trabalho, de madrugada, seja que hora for – e ela precisa de ajuda e, ah, acredite, se você é um pastor constituído por Deus e escuta o que Ele fala, Ele vai te avisar se uma das ovelhinhas dele precisar de cuidados.
E você vai? Vai levantar quatro horas da manhã, pegar a bicicleta (ou você pensa que todo pastor tem carro?) e pedalar até a casa daquele irmão que parece tão bem com Deus? Vai, apesar de sua mente estar lhe dizendo que você está apenas fantasiando, volte para a cama e durma? Bem, você pode encontrá-lo a beira do suicídio, se decidindo por um pecado, ou apenas tendo orado e pedido um sinal a Deus de que o Senhor se importa com ele. Você vai? Saiba que ir, nesta situação, faz parte do que Jesus conceituou como “vigiar”.
Se quando Jesus voltar, você tiver o costume de fazer essas coisas – estar sempre pronto para servir às ovelhas dele, não apenas em casos especiais como o do exemplo, mas também nos mais simples – então você terá grande galardão.
Mas…
Bem, faz mais de 2000 anos que Jesus foi para o céu. E prometeu que voltaria, mas ele ainda não voltou. Ah, não vai voltar na minha geração; quando eu estiver prestes a morrer, me arrependo de tudo e pronto, tenho lugar no céu.
Cuidado! Esse tipo de pensamento pode te levar é reto pro inferno. Porque uma mente assim direcionada leva ao comportamento descrito na parte do mau servo. Jesus enumera algumas coisas que o mau servo começa a fazer.
Espancar os seus conservos. “Oh, mas quem faria isso?”, se pode pensar. Não fisicamente, talvez, mas palavras espancam. Há alguns que falam como que espada penetrante” Provérbios 12:18ª. Palavras magoam. Embora não apedrejemos mais as pessoas no mundo ocidental moderno, nossa língua às vezes têm o efeito de pedras, e é por isso que aquela palavra da mulher adúltera ficou na Bíblia. Não podemos condenar pessoas. Apontar o dedo para um irmão que pecou e falar mal dele com os outros “seres puros” da igreja, isso é lançar pedras. Pergunte à pessoa se ela não se sente igualmente machucada. E também os murmúrios de condenação, a exclusão do irmão, podem matar espiritualmente – fazer a pessoa desviar do caminho.
Comer e beber com os ébrios. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6
Aqui alguém pode lembrar espertamente que Jesus comia com publicanos e gente considerada “da pior espécie” na época; mas ele não ia às casas dessas pessoas na intenção de ter um repasto para a carne. Ele ia para tirá-los do pecado, ensinar-lhes o caminho certo. No mais, há certos lugares onde você simplesmente não encontraria Jesus; por exemplo? Pulando Carnaval, numa balada, numa festa junina – lembre-se que essa é uma festa dos ídolos – num show onde tocariam músicas imorais, numa noitada de bêbados, na sala de casa assistindo novela… Em tais lugares, reina o pecado. É muito difícil a alguém estar em locais assim sem contaminar-se com as coisas que ouve, com o tipo de conversa e atitudes que são comuns ali. Tais lugares servem para divertir a carne, e a carne opõe-se ao espírito.

“Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros” Romanos 7:23

Somos seres espirituais. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. (Romanos 8:14). Como ouvir a voz do Espírito Santo se estamos cheios da carne, com pensamentos e sentimentos profanos (e tudo o que eles geram na vida prática)? E se não ouvimos a voz do Espírito, como saberemos quando Jesus chegar? Supernutrir a carne, em detrimento do Espírito, já é cochilar na vigilância.
Assim o Senhor daquele servo virá em hora em que ele não imagina… e nem pode imaginar, já que está tão ocupado com outras coisas. E destinará sua parte com os hipócritas. Nada mais justo porque, o que é um hipócrita? Uma pessoa cujas palavras não correspondem aos atos. Uma pessoa que diz ser cristão, mas age como um instrumento do diabo para destruir e contaminar vidas que deveria estar salvando, o que é?…
Por isso, irmão, vigiemos.


"Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.
(Mateus 24 : 13)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele