Pular para o conteúdo principal

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos.
Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade!


Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim:

Posso, tendo as mãos vazias,
com Jesus me encontrar?
Nada fiz, e vão se os dias, 
que Lhe posso apresentar? 
Posso, tendo as mãos vazias
com Jesus me encontrar
Quantas almas poderia
ao Senhor apresentar!



Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se isso não for originado do amor, e a pessoa não tiver nascido de novo. Até porque:

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. 
Mateus 7:22-23

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
1 Coríntios 13:3

Todavia, da nossa conversão até a nossa morte ou arrebatamento (é bom considerar a possibilidade, afinal, vivemos os últimos dias) teremos uma vida inteira pra viver, e o que vamos fazer com ela? Isso importa muito, pois a forma como levamos os nossos dias pode ter influência na velocidade com que evoluímos no caminho.
Uma coisa é irmos "visitar" Deus na igreja, algumas vezes por semana, outra coisa é tê-lo conosco em cada minuto das nossas vidas, ocupar-nos com assuntos de Deus o máximo de tempo possível. Oração, estudo da palavra, louvor, e obras de amor.
Além disso, olhe ao redor de si agora. Medite sobre a vida das pessoas que você conhece. A maioria delas têm problemas gigantescos, e não têm Jesus nas suas vidas para ajudá-las a resolver. Alargando o círculo mais um pouco, podemos pensar em quanta gente há neste mundo, vivendo em sofrimento. Mendigos, usuários de drogas, gente que passa fome, gente doente, pessoas na prostituição (por dinheiro ou não), crianças abandonadas, muitos problemas familiares!...
E diante de todas essas coisas, que requerem a intervenção de Cristo, diante de um mundo escuro e problemático, nós temos as opções:
a) cuidar da nossa vida, "correr atrás dos nossos sonhos" de tranquilidade, fama e (pseudo)prosperidade, ou
b) manifestar a luz que temos em nós, dedicarmo-nos a aliviar o sofrimento dessas pessoas, exercer a compaixão, orar por eles e auxiliá-los com todos os meios a nossa disposição, ou que poderíamos conseguir. 
Qual é a certa?
Respondo com outra pergunta: como Cristo intervirá, a não ser através de nós? Claro, não estou questionando a providência divina, que pode fazer milagres absolutamente do nada. Mas Jesus tem exércitos e exércitos de homens e mulheres que dizem aceitá-lo como Senhor, e, na verdade, ele JÁ DEU a ordem para que seus servos façam a diferença na terra.


E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 
Tiago 2:15-16 

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 
1 João 3:17 

"Vá em paz, irmão, estarei orando para Deus lhe dar o remédio de que você precisa", diz, e às vezes até esquece de orar. Mas tem o dinheiro para comprar o remédio e dar pro irmão. E então? Como estará nele o amor de Deus?
Não digo isso, irmãos, para recriminação, mas para que examinemos nossas ações e nosso coração segundo a palavra de Deus, e possamos ser aperfeiçoados a cada dia. Creio que cada um de nós já vacilou dessa maneira, um dia, não exatamente assim, talvez, mas nos omitindo em algo que tínhamos o poder de mudar. Às vezes, só caiu a ficha depois. O que fazer então? O mesmo que com relação a cada pecado: arrependimento e decisão de mudar. E mais oração, e mais exame da palavra, e mais louvor, e mais PRÁTICA da palavra.

Creio que acabei fazendo uma grande curva nesse post, e falando um pouco de vários assuntos meio interligados, até me desviando levemente do assunto do vídeo. Voltaremos a isso em outra ocasião.

Um abraço a todos e a paz de Cristo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele