Pular para o conteúdo principal

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer


Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa.
por Ben Irwin


Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão, eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma  vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos."
Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo que os cristãos usam a Bíblia.

Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o sentido mesmo sem perceber.

Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há séculos. Aqui estão alguns dos versículos bíblicos mais comumente empregados de maneira errada.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz  o Senhor, "planos de fazê-los prosperar..." (Jeremias 29:11, NVI)

Jeremias 29:11 soa como um poster motivacional cristão. (Espere. É um poster motivacional cristão). Não admira que tenha sido o segundo versículo bíblico mais compartilhado no site Bible Gateway em 2013.

Acordou com o pé esquerdo? Não se preocupe. Deus tem um plano para o seu dia. Encarando um momento difícil no trabalho? Respire fundo. Seu futuro é brilhante. Está um pouco apertado financeiramente? Relaxe. Deus vai te prosperar.



Acontece que as palavras em Jeremias 29:11 não têm nada a ver com dias de cabelo ruim, planos de carreira, ou sucesso financeiro. Em 597 antes de Cristo, o rei Nabucodonosor invadiu Judá. Ele carregou 10.000 cidadãos influentes de Jerusalém e despejou-os na Babilônia, 500 milhas longe de casa. Eles perderam tudo. Eles não sabiam o que fazer a seguir.

De Jerusalém, Jeremias escreve para os exilados - e lhes diz pra seguir suas vidas: Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas [...]" (Jeremias 29:5-6a). Em outras palavras: vocês vão ficar aí por um bom tempo. Apesar disso, Deus prometeu que esse não era o fim deles. Em 70 anos, os exilados retornariam para casa. Esta era a "esperança e futuro" mencionados em Jeremias 29:11.

Aliás, essa esperança e futuro eram uma coisa que a maioria daqueles exilados originais não estaria vivo para testemunhar. (Setenta anos eram um tempo longo naquela época também). O futuro descrito nesta passagem seria para os filhos e netos deles.

Em outras palavras, Jeremias 29:11 não está garantindo a sua realização pessoal.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus..." (Romanos 8:28, Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Podemos concordar imediatamente em banir esse versículo dos cartões de visitas

Romanos 8:28 não significa que perder o seu trabalho ou pegar câncer é, de alguma forma, para o seu bem. De fato, uma tradução melhor provavelmente seria "Em todas as coisas, Deus trabalha para o bem daqueles que o amam". Em outras palavras, quaisquer que sejam as suas circunstâncias, boas ou más, Deus ainda está lutando por você.

Em Romanos, Paulo alega que Jesus veio para resgatar tanto os judeus como os gentios da morte, criando uma nova família humana. Para Paulo, nada pode frustrar o propósito de Deus. "[...]A própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção..." (Romanos 8:21), e nós também iremos. O final feliz prometido em Romanos 8:28 não é um desfecho bom qualquer, como encontrar um novo emprego ou vender sua casa por mais que o preço pedido. É o final feliz extremo: a renovação de todas as coisas.

Para citar N. T. Wright, "O mundo ainda está gemendo, e nós com ele; mas Deus está conosco nesse gemido, e o trará a uma boa conclusão". É sobre isso que é Romanos 8:28.

"Peçam, e lhes será dado..." (Lucas 11:9, NVI)

É tentador (e lucrativo, para alguns pregadores) tratar esse pedacinho da Escritura como uma promessa rígida. O que quer que você peça - uma promoção, riqueza, o cônjuge dos seus sonhos - Deus te dará.

A menos, é claro, que Lucas 11:9 seja parte de uma narrativa maior em que Jesus já tenha nos dito o que pedir. Depois de um breve episódio em que ele defende Maria de sua irmã Marta por escolher o que mais importa - ser um discípulo, um cidadão do reino dEle - os seguidores de Jesus perguntam-lhe como orar. Jesus lhes diz para pedir por coisas como o pão diário, o advento do Seu reino, perdão para o pecado. Só então ele diz "Pedi e dar-se-vos-á". Não é "Peça o que você quiser". É mais tipo "Peça o meu reino, e você o terá".

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13, Almeida Revisada Imprensa Bíblia)

O que acontece quando nós tratamos a Bíblia como uma coleção aleatória de versículos soltos? Bem, por exemplo, como o editor da Tyndale House Publishers, Keith Willians, disse ao site "Cristianismo Hoje" (Christianity Today), "Filipenses 4:13 vai parecer se referir melhor a uma performance atlética do que à perseverança em meio à necessidade". 

Para alguns, "faço todas as coisas" significa marcar gols e fazer pontos. Mas não é exatamente o que Paulo tinha em mente. Paulo estava compartilhando que ele tinha aprendido a ser contente independentemente das suas circunstâncias - rico ou pobre, faminto ou bem alimentado, na prisão ou livre. O que Paulo estava dizendo não era tanto "Eu posso conquistar qualquer coisa", mas "Eu posso suportar qualquer coisa" - o que, no caso dele, incluia a prisão.

"Pois os pobres vocês sempre terão consigo..." (Mateus 26:11, NVI)

Pode não ser um dos versículos bíblicos mais populares, mas este é um dos mais frequentemente mal interpretados. Como uma criança que cresceu na igreja, eu às vezes ouvia esse texto usado para derrubar os esforços de outras pessoas para lutar contra a pobreza. Sempre haverá gente pobre. Jesus disse isso. Então por que lutar contra isso?

Exceto que o contexto desse versículo sugere uma imagem muito diferente. Jesus estava citando Deuteronômio 15, que mandava Israel cancelar os débitos de todo mundo a cada sete anos. "Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês" [...], o escritor insiste, "contanto que obedeçam em tudo ao Senhor, ao seu Deus [...]" (Deuteronômio 15:4,5).

Algumas linhas depois, ele adicionou "Sempre haverá pobres na terra" (Deuteronômio 15:11). Isso era uma concessão à realidade, não uma desculpa para a apatia. De fato, era uma razão ainda maior para ser mão-aberta com os pobres.

Jesus alude a Deuteronômio 15 quando ele explica por quê era ok uma mulher ungi-lo com perfume caro um pouco antes de sua morte, ao invés de vender o perfume e dar o dinheiro aos pobres. O evangelho de Marcos oferece uma versão estendida da fala de Jesus: "Pois os pobres vocês sempre terão consigo, poderão ajudá-los sempre que o desejarem" (Marcos 14:7).

Talvez nós faríamos melhor em focar na parte final da declaração de Jesus.

***

O que todos esses versos bíblicos usados fora de contexto têm em comum? Bem, cada um deles é curto o bastante para se encaixar em um único tweet, inicialmente. Mas a Bíblia Twitterizada frequentemente nos leva pelo caminho errado, porque reforça uma estrutura artifical no texto. (Não é como se a Bíblia originalmente viesse com todos esses números dos versículos).

Mas há um efeito ainda mais danoso. Se eu sou livre para ignorar o contexto mais amplo, então se torna mais fácil ler a Bíblia como um narcisista. De repente, Jeremias 29:11 é exatamente sobre mim, não sobre exilados mortos há muito tempo na Babilônia. Filipenses 4:13 é sobre as minhas conquistas pessoais, não a esperança que susteve Paulo numa cela de prisão fria e úmida.

O fato é que a Bíblia não é sobre mim. Ele não foi sequer escrita para mim. E, ironicamente, eu preciso começar a lê-la com isso em mente, se eu quiser alcançar tudo o que ela tem pra mim.

***
Traduzido de: http://www.faithstreet.com/onfaith/2014/04/01/five-bible-verses-you-need-to-stop-misusing/31534

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele