Pular para o conteúdo principal

Coragem



Sempre admirei as pessoas corajosas. Sejam personagens de filmes e livros, ou pessoas reais – incluindo os missionários que vão para os lugares mais inóspitos. Gente que arrisque a própria vida ou outras coisas que ame (reputação, segurança, emprego) pra fazer aquilo que é certo. Sempre desejei ser corajosa também, e continuamente peço a Deus esse dom. Mas faz poucos dias que aprendi a essência dessa virtude.
Foi observando essa figura que alcancei tal compreensão. Ela é uma ilustração de uma revista sobre Davi que encontrei aberta no meio da rua. Eu já sabia que, ainda como pastor, Davi tinha enfrentado e vencido um leão e um urso para salvar as ovelhas que essas feras arrebatavam.

“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.” (1 Samuel 17:34, 35)

Mas para o que despertava essa coragem no moço, eu nunca tinha atentado. Não podia ser pra se mostrar que ele se arriscava de tal forma, afinal, só as ovelhas estavam olhando, e elas nem sabiam falar para agradecer. No entanto, observei o modo como Davi abraça a ovelha, nessa figura… Isso acionou um gatilho em minha mente, e entendi: a verdadeira coragem nasce do amor. Uma pessoa pode mostrar-se destemida, e enfrentar todo mundo com insolência – mas esse tipo de “ousado” foge tão logo encontra uma ameaça séria a algo que muito preze, corre ao menor sinal de ter que enfrentar alguém do seu tamanho… Bem, o urso e o leão ultrapassavam e muito o tamanho de Davi, mas ele não recuou. Porque amava muito às ovelhas para entregá-las à boca do inimigo. Achava que valia a pena arriscar o pescoço para tentar salvar aquela coisinha tão frágil, indefesa e digna de compaixão. E depois, com Golias, um inimigo ainda maior, foi o amor de Davi ao Senhor, de que Golias blasfemava ao ofender Seu povo, que impeliu o garoto a aceitar o desafio do gigante.

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor
(1 João 4:18a)

Continuo achando lindo ser uma pessoa corajosa. Mas percebi que não adianta ser destemido a troco de nada; todas as virtudes são dadas conforme houver necessidade de usá-las; e nós temos essa necessidade. Porque nossa tarefa é amar, a Deus e uns aos outros – e isso nos obrigará a defender pessoas e valores que o mundo ataca, e o mundo é feroz. É bom lembrar que quem negar Jesus será negado por Ele diante de Deus (Mateus 10:33), e que os tímidos não entrarão no Reino dos Céus (Apocalipse 21:8). Faz todo sentido quando encaramos por esse ângulo, não é? Pois se não somos capazes de enfrentar nem mesmo as más línguas por amor de Cristo…
Então, ao invés de orar por bravura para mim, minha prece será que o Espírito Santo que nos foi dado continue a derramar o amor de Deus no meu coração, todos os dias (Romanos 5:5), para que eu aprenda a colocar o Senhor, sua vontade, e as pessoas que precisam de ajuda acima do meu conforto, meu sossego, e até mesmo da minha vida. Como fez Jesus, quando se entregou por nós.
Que Eu possa ser como Ele, e você também.
Graça e Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele