Pular para o conteúdo principal

Sementes entre espinhos



Na parábola do semeador (Mateus 13:3-23), Jesus fala das formas como recebemos a palavra que vem para mudar nossas vidas, e das coisas que nos levam a perdê-la, tornando-a sem efeito: ele refere-se a sementes que caem à beira do caminho (quando a pessoa ouve mas não entende a palavra), outras que caem em terreno pedregoso e não criam raiz (aceitação superficial), e as que caem entre espinhos. Quanto a estas últimas, Jesus dá a seguinte interpretação no vers. 22:

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera (…)

O que me leva a tocar nesse assunto é uma preocupação que adquiri ao ver que, apesar da intensa semeadura feita pelos servos de Deus na última década aqui no Brasil, sementes demais têm caído entre espinhos! E de fato, os próprios semeadores – ou por vezes os “regadores” da seara de Deus – muitas vezes jogam as sementes lá, através da doutrina da prosperidade e outras semelhantes.
A bíblia realmente tem um versículo que diz que o Senhor ama a prosperidade do seu servo: Salmo 35 : 27. Mas é preciso esclarecer o que é que Deus chama de “prosperidade”. A esse respeito, há uma oração de Salomão que deixa as coisas muito claras, em Provérbios 30:8-9. O texto da versão NTLH (tradução atual) é mais simples e mais bonito, por isso o transcrevo aqui, mas vale conferir a outra versão também:

(…) não me deixes ficar rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, oh meu Deus.

Basta. Cada palavra sobre o assunto na Bíblia, seja no novo ou no velho testamento, vai corroborar esta oração. Inclusive nos efeitos da riqueza e da miséria que Salomão retrata: a fartura de pão é citada entre os pecados de Sodoma, que levaram à sua destruição (Ezequiel 16 : 49); sobre Tiro, o Senhor diz “Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste” (Ezequiel 28:16a); por outro lado, a fome em Samaria fez as pessoas comerem seus próprios filhos (II Reis 6:29).
E quanto ao necessário, podemos confiar em Deus para supri-lo. É o que Jesus explica com detalhes em Mateus 6:25-34. Na mesma palavra, um pouco antes (vers. 19 – 21) ele fala sobre ajuntar tesouros no céu, porque onde estiver nosso tesouro, ali estará nosso coração. O tesouro é aquilo que nos é precioso. Se as coisas deste mundo nos são preciosas (comida, roupa, diversão, carros, viagens), nosso tesouro está aqui, e por que íamos querer trocar a situação atual pelo Reino dos Céus? Se começamos a nos prostrar perante as riquezas, a querer usar Deus para alcançá-las (quantas vezes, Senhor!!!), certamente que já não é mais a Ele que servimos, porque ninguém pode “servir a Deus e a Mamom [o dinheiro]” (vers. 24). Por que justamente o dinheiro nessa palavra se há tantas outras coisas que escravizam o homem? Alguém já pensou nisso?
“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (vers. 33)! Muitas pessoas pensam que isso significa ir à igreja todo domingo para que Deus nos “abençoe” durante a semana. Ou dar o dízimo. Ou outras coisas que também são apenas parte do processo. Buscar o Reino significa desejar ser governado pelo Senhor e tornar-se instrumento da vontade dele na vida das pessoas. Se você corre atrás de Deus visando bênçãos materiais, você com certeza não está buscando o Reino, primeiramente “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida” (Romanos 14:17)… nem casa de praia, nem carro do ano, nem roupas da moda, nem passeios caros…
Nosso foco deve ser o céu, devem ser as pessoas, o bem, o amor… Coisas que não se compram. Devemos trabalhar para ter o caráter de Cristo, para fazer discípulos também com esse caráter e construir:
1.                  Nessa terra, uma imagem real de Jesus para o mundo ver que Ele está vivo em nós; deixemos marcas na História e nas pessoas como Ele deixou, as quais mudaram tantas coisas e duram até hoje;
2.                 No céu, um imenso galardão…
Por isso, irmãos:

Seja a vossa vida sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Hebreus 13:5


~* Amém! *~

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele