Pular para o conteúdo principal

Vitória, vitória, vitória...


Irmãos!
Gostaria de falar hoje sobre umas coisas que muito animam os cristãos de hoje: vitória e bençãos.
Se alguém conta um problema para um crente, é provável que ouça como resposta "Não desanime, Deus vai te dar vitória!". Mas sair dizendo isso pra qualquer um, sem mais exame, é perigoso.
Primeiro, porque às vezes dizemos isso a pessoas que nunca vimos antes, e não conhecemos a profundidade do seu problema, nem sequer para saber se Deus está do lado dele, se essa pessoa está na ponta certa do conflito. Em Provérbios 18:7, na tradução nova versão internacional, podemos ler:

O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente e o questione. 

E é assim. Muitas vezes, a pessoa a quem dizemos irrefletidamente "Deus vai te dar vitória" é o vilão da causa, ou é alguém a quem Deus está querendo ensinar alguma coisa, ou a "vitória" que ele/ela quer é totalmente fora da vontade de Deus para a vida dessa pessoa! Não esqueçamos que 

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. (Provérbios 19:21)

E quais são as consequências de dizermos isso? Botamos no coração da pessoa uma falsa ideia de que ela está bem com Deus, e que Ele serve para fazer o que ela deseja, e não o contrário. Podemos funcionar como Balaão, tentando profetizar contra o povo de Deus e a favor de seus inimigos. Colocamos palavras na boca de Deus! Dizemos que Deus vai fazer uma coisa que ele nunca disse que iria! Alguns até fazem isso em forma de "profecia". Sabem o quanto isso é perigoso!!?? Só pra ter uma ideia: 

Portanto assim diz o SENHOR acerca dos profetas que profetizam no meu nome, sem que eu os tenha mandado, e que dizem: Nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome, serão consumidos esses profetas. (Jeremias 14:15)

Nada mais lógico e merecido, pois estamos roubando a salvação de uma pessoa. A salvação só ocorre através do arrependimento, e se a pessoa acha que está tudo bem entre ela e Deus, como vai saber que precisa se arrepender? Às vezes, as tentativas de Deus de falar com ela e chamá-la ao arrependimento, nós dizemos que são “ataques do diabo que quer roubar a sua vitória”. Que imprudência! Por que será que Tiago disse:

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1:19)

Um homem espiritual não é aquele que, a todo momento, entrega uma profecia a um irmão. Temos que ter cuidado, o Espírito Santo fala sim, mas precisamos estar bem afinados para ouvi-Lo, e distinguir o que é a voz dEle e o que é a nossa própria compaixão, que sentimos quando alguém nos conta uma história triste. Muitas vezes, o que Deus realmente tem para dizer a uma pessoa não é uma coisa que ela gostaria de ouvir, e sequer uma que nós gostaríamos de ser escolhidos para comunicar, porque pode deixar a pessoa com uma tremenda raiva. Observem todos os profetas – quantos deles tiveram uma “vida fácil”? Em geral eles vinham falar ao povo que seriam destruídos se não se arrependessem. Eram perseguidos, e até mortos. Essa parte de ser profeta ninguém quer.
Por outro lado, você que recebe a profecia, o “Deus vai te dar vitória”, não descanse simplesmente porque era aquilo que você queria ouvir dizer. A Bíblia nos manda: Não desprezeis as profecias, mas no versículo seguinte diz “Examinai tudo. Retende o bem (1 Tessalonicenses 5:20,21), e também manda:

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (1 João 4:1)

Até porque o Senhor diz “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (João 10:27). Deus nos deu capacidade para conhecer o que vem dEle e o que não vem. Basta querermos.
A solução é conhecer o Senhor, buscá-lo. Falar menos e ouvir mais. Quando alguém nos trouxer um problema, não custa dizer “Vamos orar por isso, e ver a solução que Deus nos apresenta”. Não precisa ser bate-volta. Se buscarmos a Deus antes de responder, e se prestarmos atenção ao que Ele disser, teremos a chave que dará àquela pessoa uma verdadeira vitória, que às vezes pode ser muito diferente do que ela e nós pensávamos.

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. (Mateus 10:16)

Andemos com cuidado! Até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele