Pular para o conteúdo principal

Candelabro - parte I


A unidade do Corpo

“Crede no Senhor e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”
II Crônicas 20:20

Quando o Senhor determina, no mundo espiritual, o nascimento de uma nova igreja, pode-se supor que Ele já pensou em tudo – escolheu os líderes, o povo e a forma de conduzir esse povo. Assim como um pastor costuma agregar as ovelhas com necessidades semelhantes, distribuindo-as em apriscos diferentes para melhor organizar o rebanho, o Espírito Santo também faz essa obra no meio de seu povo. Por isso há variedade de denominações, mas o Senhor é o mesmo.

“Sabei que o Senhor é Deus. Foi Ele, e não nós, que nos fez povo Seu e ovelhas de Seu pasto.” Salmo 100:3

Em sua sabedoria, Deus é quem nos escolhe para crescer ali, sermos tratados, abençoar e sermos abençoados. Os líderes, aqui chamados de profetas, devem receber do Senhor estratégias para conduzir o povo. Uma vez que eles sejam realmente submissos às ordens do Grande Pastor, toda a ovelha que para ali for conduzida prosperará desde que creia.
Hoje, isso parece não estar muito claro no entendimento de muitos. Há igrejas que rejeitam ovelhas; líderes que imitam estratégias dadas a outro ministério; ovelhas que vivem mudando de igreja. Quem atenta para as revelações deixadas na própria Palavra de Deus?

Em Deuteronômio 12:4,14, Deus já falava que o único lugar de culto é escolhido por Ele. “...mas buscareis o lugar que o Senhor vosso Deus escolher entre todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome e sua habitação.” Então Ele deve ser consultado a esse respeito, parece lógico.
Jesus também demonstrou essa “organização espiritual” antes de alimentar a multidão no milagre de multiplicação. Marcos 6:39-40: “Ordenou que fizessem assentar a todos, em grupos, sobre a relva verde. Assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinquenta em cinquenta.”

“E foi assim, para que agora, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nas regiões celestes...”
Efésios 3:10

Cada membro do Corpo tem a sua função (I Coríntios 12:12,31), nenhum é dispensável. E o Espírito Santo é quem deve dirigir a escolha, preparação, constituição e desempenho de seus ministros.
Ele é dono da casa, o Senhor, o único que pode eleger seus servos. Logo, a base ministerial, a ocupação de qualquer função dentro da Igreja deve passar antes por uma busca séria e profunda da direção de Deus. Jesus fez isso, quando escolheu os doze (Lucas 6:12,13). E seu exemplo foi seguido pelos apóstolos (Atos 1:23 a 26, Atos 13:2 a 4).

Aceitar a escolha de Deus sem discutir já é um bom começo. Porque o Senhor não vê como o homemcomo o homem vê (I Samuel 16:7). Ele olha para o coração.
O Senhor da seara é quem envia obreiros para sua seara. E quando todos se deixam dirigir por Ele, andarão no mesmo Espírito e terão a mesma visão de obra. Logo, é natural que passem uma segurança ao povo, que não terá dificuldade em crer em seus profetas. E prosperará.

A igreja deve buscar sua base doutrinária, seu chamado ministerial; ter uma linha de condução definida para poder crescer. Sem isso, existe a possibilidade de infiltração de falsas doutrinas – especialidade do inimigo para destruir congregações que ainda não se solidificaram.

“Ninguém de maneira nenhuma vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levante contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”
II Tessalonicenses 2:3,4

Se não sabemos quem somos e ainda temosvida sobre o que acreditamos, fica bem mais fácil de sermos confundidos. Por isso é preciso ter uma identidade própria, fortemente firmada na Palavra de Deus e no testemunho de Jesus. Cingir os lombos com a verdade é a única defesa contra as astutas ciladas do diabo.

“...para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro.”
Efésios 4:14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele