Pular para o conteúdo principal

Candelabro - parte III


O plano de Deus para a família
(namoro-casamento-prostituição-divórcio)


A união de casais foi estabelecida na própria criação. Em Gênesis 2:18 se lê “não é bom que o homem esteja só, mas far-lhe-ei uma ajudadora que lhe corresponda”. Deus fez uma Eva para aquele Adão e desejou que ambos se completassem e frutificassem, debaixo da sua benção. Depois entrou o pecado e tudo foi deformado.

O mundo de hoje já extrapolou seus limites na deturpação dos relacionamentos. Valores como amor desinteressado, fidelidade, respeito, renúncia e reconhecimento de papéis diferentes dentro do casal já foram desmoralizados. A situação é descrita em Romanos 1:18,32.

E a igreja, como vai se posicionar diante disso?

Entendendo que o plano de Deus é nos levar à perfeição que Ele próprio estabeleceu no princípio de todas as coisas, a Igreja deve agir no sentido de promover este retorno. É preciso ter posições bem determinadas para ajudar os santos a resgatar seus valores perdidos. Que eles possam rejeitar os padrões do mundo e se deixarem guiar pelos padrões divinos. O caminho para isso é a prática efetiva da palavra de Deus.

Namoro/Casamento

Para Deus não existem relações sem compromisso, porque Ele próprio tem compromisso conosco. Logo, os jovens cristãos devem ser orientados a nunca namorarem por namorar, mas buscar no Senhor a pessoa especial com quem eles poderão estar programando um futuro casamento.
Fora dessa perspectiva, só há frustração, perda de tempo, perigos de engano e até feridas de alma.

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a palavra de Deus.”
Salmos 119:9

Decerto haverá dificuldades para implantar essa nova mentalidade; mas todo esforço deve ser realizado, já que estamos falando de homens e mulheres de Deus, que podem ter seus futuros comprometidos por uma má escolha agora. Precisamos preservar as famílias em Cristo e investir fortemente na formação de novos lares abençoados. Pois essa é a vontade do Senhor.

Relacionamentos de cristão com não cristão são quase sempre a maior fonte de roubo na vida dos jovens. A Bíblia nos mostra exemplos claros na história do povo de Israel; todas as vezes que estes se misturavam com outras nações (quase sempre, através de relacionamentos íntimos) acontecia de se afastarem de Deus, perderem sua identidade de povo santo, e até mesmo cometerem sérios pecados.
  • Ver os exemplos de Salomão, Sansão e Dalila, Acabe e Jezabel...
  • Em Baal-Peor (Números 25:3), essa foi justamente a estratégia do inimigo para trazer desgraça ao povo.
  • Na reconstrução espiritual que foi dirigida por Esdras, foi necessário desfazer todos os casamentos com mulheres estrangeiras para que o povo voltasse a ter identidade, fosse descontaminado e santificado (Esdras 9:2 e 10:2).

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
2 Coríntios 6:14

A Igreja recebe pessoas que vêm do mundo e que precisam ser totalmente renovadas em seu entendimento. Elas vêm com relacionamentos ilícitos, com mentes de escravo do pecado, sentimentos aprisionados e valores deturpados. O Espírito Santo tem estratégias para estar sarando tudo isso, no trabalho coletivo ou até mesmo para aqueles casos bem particulares e de difícil solução. Busquemos Nele, que é a fonte de toda a sabedoria!
Só não podemos fugir de assuntos difíceis, nos omitindo, porque há uma solução.
Pecados como prostituição, adultérios e relações sexuais ilícitas são como um “câncer” e podem fazer adoecer o Corpo todo, contaminando-o. É preciso encarar o mal de frente e combatê-lo, buscando recursos no Senhor.

“Esta é a vontade de Deus para a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição...”
1 Tessalonicenses 4:3,7.

“Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo? (...) fostes comprados por bom preço.”
1 Coríntios 6:15, 20

“Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada um tenha seu próprio marido.”
1 Coríntios 7:2

“Mas, se não podem conter-se, casem-se, pois é melhor casar do que abrasar-se.”
1 Coríntios 7:9

Divórcio (Adultério ou Reconstrução)

Quando a Igreja está mesmo decidida a combater tudo aquilo que é contrário aos padrões de Deus nessa área de relacionamentos, ela terá de encarar a questão do divórcio de uma forma particular. A permissividade do mundo moderno já tomou conta do nosso povo. E hoje aquele que se opõe ao segundo ou terceiro casamento arrisca-se a ter a mesma sorte de João Batista. Só que Jesus foi bastante claro em sua palavra:

“Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra, adultera, e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também.”
Mateus 19:7 e Marcos 10:4, 11

Antes de Jesus, o próprio Deus já havia se posicionado, trazendo a revelação de sua verdade através do profeta Malaquias.

“Não fez ele somente um? Em carne e espírito são Dele. E por que somente um? Ele buscava uma descendência piedosa (...) Eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel...”
Malaquias 2:15 e 16

Um casamento destruído sempre pode ser restaurado, basta que haja disposição e fé de uma das partes. Mas a saída de substituir o cônjuge cheira a deslealdade, a falta de compromisso, e causa danos profundos principalmente nos filhos.
O plano de Deus de produzir uma descendência piedosa foi simplesmente desprezado, por conta do egoísmo de um e de outro. Não seria isso abominável ao Senhor?
Pode a Igreja de Cristo “fechar os olhos” para o que está acontecendo mesmo dentro de seus próprios muros?
Com que autoridade estaremos clamando por bênçãos familiares, se negligenciarmos a própria visão de Deus sobre a família? Pelejemos pelas causas do Senhor e Ele pelejará por nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele