Pular para o conteúdo principal

Salvos e livres para quê?



Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras executardes a justiça entre um homem e o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais desde os tempos antigos e para sempre.
Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas.
Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, e então vireis, e vos apresentareis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres para praticardes ainda todas essas abominações?
Jeremias 7:4-10

Ser "da igreja" ou ter feito uma oração aceitando Jesus não é o que nos salva. O que nos salva é o arrependimento que produz frutos, seguido da fé que produz conversão, a fé manifestada em obras de Justiça.

Vemos nessa passagem que o povo de Israel presumia que Deus estava no meio deles simplesmente porque entre eles ficava o templo do Senhor. Nenhuma outra nação tinha o templo do Deus Verdadeiro, e eles pensavam que só esse fato já os tornava melhores do que os outros e lhes garantia salvação. Os mandamentos eram... detalhe.

Israel conhecia o princípio da eleição, e nele se confiava para sua salvação. Ocorre que Deus os salvou para uma finalidade, para ser o povo dele, não apenas nominalmente, mas refletir, efetivamente, em seus atos, a Glória de Deus. E refletir por meio dos mandamentos. Embora a lei sozinha não pudesse salvá-los, se um judeu se esforçava para obedecer a lei, significava que Ele tinha em conta tudo o que Deus havia dito, se preocupava em agradar a Deus, e acreditava na relevância das palavras de Deus, inclusive nas promessas. Obedecer a lei era, pra eles, o modo de demonstrar sua fé.

Mas quando eles se afastavam da lei, desprezando-a, ficava evidente que não queriam nada sério com Deus. Não tinham fé em todas as palavras de Deus, porque se tivessem, temeriam fazer as coisas que a lei dEle proibía, em vista das maldições que a lei prometia pra quem a violava. Queriam, por assim dizer, os lucros de ter um Deus Todopoderoso protegendo-os e ajudando-os... a atingir seus próprios fins. Ñão desejavam se sujeitar à vontade d'Ele. Queriam ser donos de Deus, e não o contrário; não queriam um relacionamento, mas preferiam tratar sua relação com Deus como um negócio. Por isso o apego à parte sacrificial da lei, muito mais que à mandamental, que Deus repreende nesse outro trecho desse capítulo:

¶ Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne.
Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante.
Jeremias 7:21-24

O trecho final do versículo 10 me impressiona bastante. "...e direis: Somos livres para praticardes ainda todas essas abominações?". Na versão em russo, ainda fala "и говорите: `мы спасены' (somos salvos), чтобы впредь делать все эти мерзости." 

Não parece tão atual? Não parece ter sido escrito para cristãos ao invés de para judeus? É tão comum ouvir-se falar da "liberdade que temos em Cristo", usando-a como desculpa para a libertinagem (em sentido amplo). Mas Paulo bem disse que somos livres não para dar ocasião ao pecado, para entregar nossos membros aos prazeres carnais. 

¶ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. [...] Gálatas 5:13

Somos livres do pecado e do mundo, para vivermos em Cristo. Jesus nos libertou para si (1 Coríntios 6:20). O amor d'Ele é perfeito, e por isso realmente nos fez livres; Ele não nos salvou em troca de um contrato, de que poderíamos obter a salvação se fizéssemos isso ou deixássemos de fazer aquilo. Mas o próprio sinal da salvação é que, livres da prisão do pecado, nós, voluntariamente, nos colocamos sob o senhorio, sob o jugo suave de Cristo (Mateus 11:29-30, Romanos 6:17-23). Colocamos a Palavra d'Ele acima de tudo na nossa vida, inclusive pelo desejo pelo pecado - que não tem mais poder pra nos aprisionar (Romanos 8:2).

Como dizer que somos livres, somos salvos, se o pecado continua sendo o poder predominante nas nossas vidas? Nesse caso não somos realmente livres, mas simplesmente nos enganamos a nós mesmos, nada mudou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele