Pular para o conteúdo principal

Jesus, O Senhor

Diversas coisas podem ser aprendidas a partir dessa passagem, em que Moisés vê um pedaço da Glória do Senhor. Hoje, o foco é em apenas uma palavra.

“Passando, pois, o Senhor perante a sua face, clamou: Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares, que perdoa a iniquidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos, e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração”.
Êxodo 34:6,7

Até o momento, entendo que essa é uma descrição que Deus deu de Si mesmo a Moisés (proclamou o Seu nome), e por isso é um versículo muito importante para aprendermos os atributos de Deus, inclusive tendo importância a ordem em que foram colocados, mas sem eliminar uns aos outros. Curiosamente, todos têm a ver com justiça.

Uma das primeiras coisas que Deus diz nesse versículo é que Ele é o Senhor. Isto é, Ele tem o domínio sobre todas as coisas, tem o controle. Ele não é só o dono de tudo,mas também é soberano sobre tudo. Essa é uma das verdades mais importantes da Criação. As coisas (água, terra, animais) nunca tentaram se rebelar contra a soberania de Deus, e por isso que continuam funcionando perfeitamente e da mesma forma desde o princípio. Agora, Satan rebelou-se contra a soberania de Deus, e quis, ele mesmo, ser o Senhor. Por isso foi banido para sempre da face Dele. Os homens também se rebelaram e tiveram a intenção de ser como Deus, ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, embora tenham sido enganados pela serpente.
Então, faz parte da missão que Cristo veio cumprir na Terra o sujeitar-nos novamente a Deus, para que possamos ser religados a Ele, e retornar ao plano perfeito que Ele tinha para nós. É por isso que aceitamos a Jesus como SENHOR e Salvador. Nós – e tudo o mais – se sujeita a Deus por meio de Cristo.

“...que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”
Efésios 1:20-23

É por isso que Jesus falava tanto no Reino de Deus, mais que em salvação, mais que em vida eterna, e nos ensinou a orar para que esse Reino venha e a vontade de Deus seja feita, assim na Terra como no céu.

“O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações.”
Salmo 145:13

“Eu estava olhando nas minhas visões de noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem, o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído.”

Daniel 7:13,14


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele