Pular para o conteúdo principal

Mica e o Ídolo em sua casa


Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18. Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto.


A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor!

Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei.

E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “Agora sei que o Senhor me fará bem”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes.

Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele faria alguma coisa boa para esse homem.

E essa disposição de pensamento é contagiosa, porque a tribo de Dã inteira adotou esse pecado. Uma tribo que, diga-se de passagem, não se apoiou totalmente no Senhor para conquistar Laís, escolhendo propositalmente uma terra de povo pacífico e que não teria como conseguir ajuda.

E quanto a Mica, terminou roubado, o que é inevitavelmente o fim de quem serve os ídolos ou está imerso em religiosidade, se não despertarem. Não necessariamente roubados em área financeira ou material, mas certamente em outras áreas mais importantes, como conhecimento de Deus e crescimento espiritual.


* * *

Além disso, há a atitude do levita a considerar. Ele vivia na exata cidade em que Jesus nasceria, e tinha o Senhor por herança, e trocou tudo isso por comodidade.



É bom notar que o pecado não bateu à porta dele nesse caso, mas o contrário. E isso porque primeiro de tudo ele abandonou o seu lugar – trazendo para os dias atuais, abandonou o Senhor.

Depois, vendeu-se. Serviu os ídolos, um servo da verdade pregou a falsidade por interesse. Quantos fazem isso hoje, enganando as pessoas, matando-as espiritualmente? É a essência do falso mestre/ profeta. Em seguida, depois do interesse, a vaidade. Ele traiu Mica servindo os danitas. Só se deteriorou.

É proveitoso vigiar!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí