Pular para o conteúdo principal

Candelabro - parte IX


A lei e a graça

“Pois a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.”
João 1:17

Antes de mais nada é preciso dar uma definição clara sobre as expressões que geram tanta polêmica no meio do povo de Deus.

  • O que é lei? São os mandamentos de Deus; um primeiro padrão divino para o comportamento do homem em relação ao seu próximo e ao próprio Deus.
  • O que é graça? É a capacidade dada pelo Espírito Santo para viver segundo os padrões divinos e receber misericórdia e perdão toda vez que falhamos e nos arrependemos.
  • E a verdade que veio com Jesus? Isso é a essência da lei, a explicação dos motivos de Deus para ter criado certos limites para o homem; a revelação da própria natureza de Deus e de seus propósitos em nos resgatar à nossa condição inicial de pureza (Gênesis 1:26,27).

“Não pensem que eu vim para destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para cumpri-los.”
Mateus 5:17

A lei não pode ser anulada se o cumprimento da lei é o amor (Romanos 3:21 a 24 e 31). Nós precisamos de Jesus e do seu Espírito para amar verdadeiramente a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Isso significa que a lei e a graça se complementam, não são opostas (Gálatas 5:14).
A fé em Jesus Cristo nos justifica, na medida em que realmente tentamos segui-lo. Então, como um bom pastor, Ele nos guiará ao arrependimento das obras mortas e consequente perdão de Deus.
Pela lei, pura e simples, ao transgredirmos certos mandamentos já estamos imediatamente condenados. Agora, já “não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam pela carne, mas pelo Espírito” (Romanos 8:1 e Gálatas 6:15).
Por isso “a lei e os profetas duraram até João Batista (que trouxe arrependimento como mensagem de Deus)”. E desde então é anunciado o Reino dos céus, que é tomado à força (Lucas 16:14,18). Jesus veio para nos santificar e nos dar armas para lutar.
Romanos 6:1,2 e 14:16 – a graça de Jesus nos livra da escravidão do pecado. Ele não pode mais nos dominar, pois através do Espírito, podemos controlar a carne.
A lei não garantia transformação. Os judeus obedeciam muito mais por medo do castigo, mas em seus corações mantinham a natureza pecaminosa.
Jesus nos trouxe o “nascer de novo”, o ser “nova criatura”, totalmente renovados – corpo, alma e espírito. E aquele que se dispõe, recebe conhecimento para entender os motivos de Deus e submeter-se à sua vontade com alegria.
Romanos 7:10,14 – Como a lei é espiritual e nós, carnais, precisamos da graça para compreendê-la e obedecer, pois o Espírito de Cristo é quem estará nos revelando e nos dando capacidade.
O homem espiritual vem nascendo na medida em que nos deixamos transformar.
Romanos 11:19,22 – Quando caímos no Caminho, Deus usa de sua benignidade para nos resgatar do pecado. Para aqueles que se esforçam para andar em Espírito, ele estará sempre indicando a necessidade de arrependimento. Porém, para aqueles que não ouvem a voz do Espírito Santo, provarão da severidade de Deus.

“Pois se estais em disciplina, não sois filhos, sois bastardos”
Hebreus 12:6,10

Existem hoje falsas doutrinas que sugerem a ausência dessa disciplina, que tendem a encarar os exemplos do velho testamento como coisa do passado, como se as palavras “castigo”, “disciplina”, “juízo” ou “julgamento de Deus” não fizessem mais sentido, porque depois de Cristo, estaríamos “debaixo da graça” e tudo nos seria perdoado. A esses cabe a palavra do próprio Jesus em Lucas 13:1 ao 5 e os fatos descritos na Bíblia que aconteceram depois da sua ascensão, em pleno tempo de graça.
Porque Deus é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente.

  • Atos 5 – Ananias e Safira são castigados por mentirem ao Espírito Santo.
  • Atos 8:19,24 – Simão precisou se arrepender e pedir intercessão dos apóstolos por ter tentado comprar o poder de Deus; além disso foi expurgado do ministério.
  • Atos 9:8, 9 – Saulo, em sua conversão, ficou cego por três dias, para que se arrependesse.
  • Atos 13:6,12 – Um falso profeta judeu também ficou cego, por tentar afastar alguém da fé.
  • 1 Coríntios 5:1,5 – Paulo repreende a atitude da Igreja que fechou os olhos para o pecado de um membro e determina, no mundo espiritual, uma pesada punição ao que praticou o ato.
  • Às 7 Igrejas da Ásia (que são como modelos proféticos das nossas igrejas hoje), Jesus, Ele mesmo, está julgando e determinando a correção não se arrependam: Apocalipse 2:4-5 , 14-16, 20-23 e 3:1-3.

“Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; seja zeloso, e arrepende-te.”
Apocalipse 3:18,19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele