Pular para o conteúdo principal

O Servo tem que ser Santo

É muito triste ver, nos dias de hoje, o nome de Deus ser arrastado na lama por pessoas que ostentam o nome de cristãos e cometem iniquidades tais piores que as cometidas pelos ímpios. Recentemente vieram notícias de que um pastor violentava seu próprio enteado, um “missionário” usava o serviço para abusar de crianças em países pobres, também é conhecido o caso de outro pastor que abusava sexualmente de diversas mulheres da igreja, isso sem falar nos casos de fraudes e exploração financeira dos fieis, que são tantos que já se perdeu a conta. Só pra mencionar os fatos que vieram à luz, sem falar daquilo que ainda está oculto.

A vergonha que isso causa ao povo de Deus é enorme. Imagine-se então como o próprio Deus se sente sobre isso! É uma situação semelhante ao que ocorria em Israel, pouco antes de serem enviados ao cativeiro na Babilônia:

Esta é Jerusalém; coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela.
Ela, porém, mudou em impiedade os meus juízos, mais do que as nações, e os meus estatutos mais do que as terras que estão ao redor dela; porque rejeitaram os meus juízos e os meus estatutos, e não andaram neles.
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Porque multiplicastes mais do que as nações, que estão ao redor de vós, e não andastes nos meus estatutos, nem guardastes os meus juízos, nem ainda procedestes segundo os juízos das nações que estão ao redor de vós;
Por isso assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, sim eu, estou contra ti; e executarei juízos no meio de ti aos olhos das nações.
Ezequiel 5:5-8
Deus é Santo, e seu nome devia ser sinônimo de bondade e santidade entre as nações, para que temessem a Deus e se convertessem dos seus maus caminhos, sendo salvos por Cristo e vivendo em novidade de vida. Acontece que, quando nos comportamos como as pessoas do mundo, ou ainda pior que elas, nossa mensagem é negada por nossos próprios atos, e fazemos com que as pessoas que nos assistem – e, principalmente, aquelas que são vítimas dos nossos atos – percam o respeito por Deus, ao atribuírem a Ele as nossas maldades.

Dizer que “Deus é Santo” significa que o pecado não tem lugar na presença dEle. Quando estamos diante de Deus e contemplamos sua perfeição, imediatamente nos tornamos mais conscientes das nossas imperfeições, mesmo aquelas que, até então, justificávamos, dizendo que “não é tão ruim assim”. Foi o que aconteceu com Isaías, quando ele viu o Senhor no templo:

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.

Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Isaías 6:1-8

Vamos observar a sequência dos acontecimentos. Isaías viu a glória de Deus; tomou consciência do seu próprio pecado, e da consequência desse pecado, e se afligiu por causa dele; Deus, em sua grande misericórdia, purificou Isaías; só então Deus o chamou para trabalhar para Ele, e Isaías aceitou.

Um dos motivos pelos quais tanta vergonha e aflição têm sido causadas a Deus e ao seu povo, por alguns líderes que cometem iniquidades vergonhosas, é o fato de que muitas vezes essa sequência não é obedecida, quando nomeiam alguém para alguma função na igreja. São inúmeras as vezes em que ninguém pergunta nada a Deus antes de ungir um pastor ou um líder de louvor; aquele cara que está sempre na igreja, que participa de todas as atividades, que parece um cristão tão dedicado... Os olhos dos líderes caem sobre ele, e parece um candidato tão promissor! Mas...

...o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:7

Só Deus sabe como está o coração daquela pessoa. A história da Igreja, e a do povo de Israel antes dela, e por assim dizer até a história da humanidade estão cheias de pessoas que pareciam boazinhas e bem comportadas, mas abrigavam monstros dentro de si, que se manifestaram em alguma hora.

É incrivelmente fácil ser enganados, quando não entregamos as escolhas a Deus. E, na verdade, isso vem da arrogância humana, em achar que consegue decidir sozinha certas coisas. A consequência de colocarmos pessoas inaptas em posições de responsabilidade e serviço é sempre a destruição. Da própria pessoa, daqueles sobre quem ela exerce influência e autoridade, daqueles que ela ensina, e, às vezes, do povo como um todo.

Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.
Oséias 8:4

É preciso esclarecer mais uma coisa, antes de terminar esse apelo por cautela: o que estamos falando aqui não é que só se devem escolher pessoas com “currículo” para fazer a obra – formado em Teologia, doutor em divindade, de família cristã, membro da igreja há não sei quantos anos, etc.

Na verdade, o uso desses critérios é que tem conduzido a escolhas erradas. Os currículos humanos são totalmente descartáveis. A pessoa pode saber tudo o que há pra saber “sobre” Deus, saber a Bíblia de cor e salteado, e nunca ter tido um encontro com Deus. Pode não ter faltado a um culto ou atividade da igreja durante quinze anos, mas seu coração estar longe dos mandamentos do Senhor, ou abrigar um pecado secreto. Pode frequentar a igreja desde que nasceu, e nunca ter nascido do Espírito (João 3:5).

Somente quando a pessoa teve um encontro com Deus e reconheceu seu pecado e teve esse pecado purificado por Deus ela está em condições de servi-Lo.

Também não é uma questão de alguém que, aparentemente, é um exemplo de humildade, não fuma, não bebe, etc., aparentemente não peca. Ninguém tem que se tornar um eremita, pra só então servir a Deus. É uma questão de disposição do coração... O coração impuro gera constantes maldades; o coração entregue a Deus faz com que a pessoa se esforce em direção à santidade.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos 7:21-23

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
Lucas 6:45

A santificação é um processo constante, e é provável que não termine antes do fim da nossa vida. Nós nos dispomos a entrar nele, e perseveramos nele, e Deus faz o trabalho mais difícil, a santificação em si. A questão não é o quanto a pessoa está adiantada nesse processo, mas se ela entrou nele para ficar, se está disposta a permanecer na luta, até atingir o objetivo que Jesus colocou para nós: sermos perfeitos como o Pai.

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:48

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (...)
Hebreus 12:14

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (...)
Mateus 5:8

Surge, por fim, uma pergunta: como reconhecer, então, aqueles que estão aptos para o ministério, para o serviço? O método mais seguro é fazer como faziam os apóstolos na Igreja Primitiva: perguntar a Deus.

Foi o Espírito Santo, olhando os corações, que escolheu Matias, em detrimento de um homem que tinha por sobrenome “o Justo”, para substituir Judas, em Atos 1:15-26. Foi Ele quem mandou separarem Paulo e Barnabé para o ministério, em Atos 13:2. A escolha do Espírito Santo é sempre segura. Basta que nossos ouvidos estejam abertos para ouvi-Lo.

E por hoje é isso, que a graça de Deus fique com os irmãos. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele