Pular para o conteúdo principal

Satanás e a Mentira



MENTIR, ASSASSINAR, ROUBAR e DESTRUIR são as ações típicas de Satanás, sobre as quais Jesus nos alertou. É possível reconhecê-lo em um incidente ou em uma pessoa quando as raízes do incidente ou da ação de uma pessoa estiverem nessas coisas.
(…) Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Dessas quatro coisas, a mentira é a mais própria de Satanás, que foi criada por ele e que introduziu o pecado no mundo e precipitou as coisas no estado terrível em que elas se encontram hoje.
Deus não pode pode mentir, não há mentira n'Ele, Jesus é a verdade (Tito 1:2, João 14:6). Isso chega a ser lógico, porque todas as coisas que existem, toda a realidade, tudo aquilo que É se sustenta em Deus (Hebreus 1:3, Neemias 9:6).
Após sermos criados, é só isso que nós conhecíamos. Tudo o que cercava Adão e Eva era real e verdadeiro, e, por isso, não passava pela cabeça deles questionar essa realidade.
Satanás se aproximou e sussurrou-lhes uma mentira. Pela primeira vez eles se depararam com uma coisa que não era real, e, por acreditarem em Satanás, passaram a duvidar de tudo aquilo que os cercava.
Passaram à condição mais miserável de existência que se poderia imaginar: viver em permanente dúvida, incerteza sobre o que é real e o que não é. Essa condição não permite plena confiança, e, assim sendo, macula o amor, facilitando o egoísmo (pois você acha que pelo menos você quer seu próprio bem) e deteriorando as relações humanas.
Por isso Jesus é o caminho, a VERDADE e a vida. Por isso Ele disse que conheceremos a VERDADE, e ela nos libertará (João 14:6, 8:32). Nos libertará, de fato. Deixar pra trás a incerteza nos permitirá descobrir o que realmente importa e orientar nossa vida de acordo com essa realidade. Os pés firmados na realidade nos prevenirão dos golpes de construir coisas sobre a ilusão e vê-las despencar. Só assim seremos genuinamente felizes, e não presas de uma alegria temporária e ilusória.
Por isso também os homens que se perdem são os que não receberam o amor da verdade para se salvarem (2 Tessalonicenses 2:10), mas preferiram a mentira, pois suas obras eram más. A partir do momento em que a pessoa conhece a verdade e a rejeita, porquanto a mentira lhe é mais conveniente para realizar seus próprios desejos, ela está escolhendo viver na versão do mundo criada por Satanás, e não se sentirá atraída por uma promessa de novos céus e nova terra, em que habita a justiça (2Pedro 3:13).
E, por causa das circunstâncias em que vivemos, cercados num misto de verdade e mentira que está além da nossa capacidade humana separar – por ser muito mais amplo e antigo que nós – a fé é indispensável para criar raízes na verdade. Ela é o exato oposto da conduta que nos levou ao pecado: duvidar de Deus e de sua Palavra. Ao acreditar em Deus e em sua palavra, anulamos a antiga conduta e somos progressivamente iluminados para separar realidade de ilusão.
BENDITO SEJA O DEUS DA VERDADE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele