Pular para o conteúdo principal

Sobre vinhos e odres



Existe uma passagem da Bíblia que eu sempre quis entender. O entendimento superficial, geral, que eu consegui desde a primeira leitura e de algumas explicações, sempre me pareceu incompleto, principalmente para explicar por que aquela palavra naquele contexto. Trata-se da parábola do vinho novo:
Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem?
E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles?Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão. 
E disse-lhes também uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. 
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;
Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.
E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho. 
Lucas 5:33-39
Há alguns dias Deus aprofundou um pouco mais o entendimento sobre essa palavra.


Jesus estava trazendo ao mundo uma nova experiência com Deus. Até agora, os judeus tinham recebido de Deus uma lei, que se tornou em uma religião. Havia ritos a cumprir, símbolos, sacrifícios, proibições. Porque a relação deles com Deus se baseava em promessas - na promessa de Salvação e do derramamento do Espírito - e havia uma separação entre Deus e os homens. Por isso, a necessidade de constantes jejuns e orações: para completar o difícil exercício de se "desprender", afastar da carne, e se aproximar do Deus que estava longe.

Mas então Deus desceu no meio dos homens. E desceu feito em homem. Ali estava ele, em carne, ensinando todas as palavras do Pai e fazendo as obras do Pai; curando, libertando, perdoando e remindo as pessoas. Para que fazer o exercício de se aproximar de Deus, se DEUS ESTAVA ALI, ao lado deles? Muito mais esperto era simplesmente segui-lo pra todo lado, beber suas palavras, aproveitar sua presença, não perder uma só piscadela dele, e acompanhá-lo em tudo o que Ele fazia.

Jesus explicou isso para os fariseus. Naquele momento, não havia por que se esforçar pra entrar na presença de quem já estava ali, convidando-os para isso. 
Ele também ressaltou que haveria um momento em que seus discípulos voltariam a jejuar e orar, quando Ele mesmo fosse tirado, voltasse para o Pai. Porque Jesus não estaria mais corporalmente aqui. Então precisaríamos novamente recorrer à oração e aos jejuns para vencer a influência da carne, que nos cercará de todos os lados enquanto vivermos nesse mundo, e nos comunicar com Ele e andar na dimensão espiritual.

Mas mesmo assim, os jejuns e orações dos discípulos de Jesus (nós) após seu retorno ao céu seriam diferentes da experiência anterior que os judeus tinham tido. É isso que Jesus explica na segunda parte da palavra; é essa a conexão com o trecho anterior.

Jesus veio trazer uma forma completamente nova de se relacionar com Deus. Ele é um divisor de águas. Porque Jesus veio reconciliar Deus com o mundo (2 Coríntios 5:19), rasgar o véu que separava a Glória santa de Deus da humanidade caída (Marcos 15:38), fazer dos dois povos de Deus (judeus e gentios) um só (Efésios 2:14-16).

Isso era uma tremenda revolução para o modo como os judeus conheciam a religião. Eles estavam acostumados com a ideia de um Deus inatingível por sua santidade (Isaías 6:5). Quem se arriscava a se aproximar dEle com pecado, morria (Êxodo 20:19, Levítico 22:3). Mas Jesus nos chama para se aproximar dEle nos nossos pecados, que Ele cuidará de retirá-los, e sua santidade, em vez de nos matar, vai se trasmitir a nós, limpar-nos, e nos dar vida verdadeira e abundante (Hebreus 10:19-22).

Os judeus estavam acostumados a uma lei que os mandava se separar dos gentios e dos pecadores para não se contaminar. Jesus, por sua vez, nos estimula a andar ao encontro dos pecadores e tirá-los do pecado, trazendo-os para a luz (Marcos 16:15). Se estivermos nele (porque sem Ele, nada podemos fazer - João 15:15) não vamos ser contaminados; pelo contrário, nossa luz que deve alumia-los e encaminhá-los para a salvação (Mateus 5:14-16). Jesus nos chama para um evangelho "Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos" (Colossenses 3:11). Em que nós somos ensinados a evitar, somente, aqueles que, se dizendo filhos de Deus, mostram com suas ações que são filhos do diabo (Tito 1:16; 1 Coríntios 5:9-11).

E tudo isso nos é possível porque Jesus não só passou por aqui e revolucionou tudo, como porque Deus derramou no rastro dEle o Espírito Santo sobre os seus, liberalmente e sem medida, pra habitar dentro de nós e nos capacitar para viver desse novo modo. Esse Espírito que é a marca de que estamos nEle, e que vamos ser mantidos por Ele até o fim.

Agora veja você: Jesus trouxe toda uma ESTRUTURA nova. As relações com Deus antes de Cristo e depois de Cristo são totalmente diferentes, coisas que não devem ser misturadas, porque por sua natureza não se misturam. 
No contexto dessa passagem, Jesus estava dizendo aos judeus: aqui está o vinho novo, aqui está o pedaço de roupa nova. Eu não posso ser simplesmente inserido na religião que vocês vêm guardando há séculos. Não me encaixo, eu vou arrebentá-la. Vocês devem abraçar todo o modelo novo que eu trago, ou continuar com o seu velho. Eu e ela somos coisas inconciliáveis.

E ele sabia que seria difícil para eles fazer essa troca, pelo simples fato de que nós seres humanos nos apegamos à tradição, temos uma resistência à mudança. Nós temos aquela ideia de que 'melhor um pássaro na mão do que dois voando', é difícil para nós trocar o que é bom pelo que nos dizem que é melhor. "E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho", Ele disse. 
E é o que geralmente respondemos.

Sim, porque essa mensagem não era só para os fariseus e judeus daquela época. Essa palavra é também dirigida a todo cristão.

Sua forma de se relacionar com Deus vai mudar no momento em que você realmente conhecer a Cristo. Não sei de que religião você proveio, mas  todas elas tem um jeito para se relacionar com Deus. Até o cristianismo evangélico tem muitas estruturas, hoje em dia, que não são o jeito de Cristo, mas coisas que os homens criaram, reciclando os panos velhos da psicologia, sociologia, marketing, administração e outras coisas que provêm do mundo, e não diretamente de Deus. 
Bem, Jesus vai fazer você se livrar de todo esse pano velho. Se ele realmente for colocado junto a essa roupa velha, Ele vai arrebentá-la. Você vai ter que escolher entre ela e Ele. A medida que você caminha com Ele, a cada dia vai se defrontar com momentos em que será obrigado a escolher Jesus ou uma tradição. O resultado dependerá do que você ama mais. 
E quando você estiver fazendo escolhas erradas, optando pela tradição em detrimento da presença de Cristo, do jeito de Cristo, Ele é tão misericordioso que Ele vai te mostrar. Não feche os olhos pros sinais do Espírito te revelando sua idolatria. O primeiro passo para expulsá-la é reconhecê-la.

Sua VIDA também vai mudar completamente, no momento em que você escolher receber o vinho novo de Cristo. Ele vai arrebentar o odre velho. Afinal de contas, nós o aceitamos como SENHOR e Salvador. Não é simplesmente a fórmula da oração. "Venha a nós o TEU REINO, seja feita a TUA VONTADE", soa familiar? No momento em que aceitamos a Cristo, nós não simplesmente recebemos um salvo-conduto para o céu, e ficamos "de boas" aqui na terra até a hora de morrer, fazendo o que bem entendemos, no melhor estilo mundano. 

Quando aceitamos a Jesus, estamos renunciando à rebeldia primária de Adão e sendo restaurados ao nosso papel original de servos e amigos de Deus, além de ganharmos o bônus da adoção como filhos, por Cristo. Estamos dizendo: "Deus, tentei levar minha vida e só fiz besteira; me guie agora pelo resto dela, por favor". Está surpreso? Não ouviu essa parte na hora do convite para aceitar a Cristo? Bem, Jesus nunca escondeu isso de nós:

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23

Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. Lucas 17:33

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3
Também Paulo tinha isso muito claro em mente:

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:11

Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3:3,4

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Jesus vai fazer de você um jarro novo pra conter o vinho novo da presença dele.

Para finalizar, há um outro aspecto, apenas um detalhe. Vinho, muitas vezes na Bíblia, simboliza alegria. Na sua vida pré-Cristo você teve suas fonte de prazer. Você não quer renunciar a elas, trocá-las pela "vida chata dos beatos", que é a imagem que se tem, geralmente, da rotina dos cristãos.
Você diz: "Melhor é o velho". Afinal, na lógica do mundo, os vinhos que envelhecem por mais tempo em geral são considerados os melhores.

Não se engane - não é assim quanto ao vinho espiritual. Experimente o vinho novo, porque ele é a vida de Cristo. Olhe para a vida de Jesus: já houve alguém mais livre caminhando sobre essa Terra? Mais de bem consigo mesmo? Mais transbordante de vida, ao ponto de as pessoas deixarem tudo para segui-lo e aprender com Ele? 
Ele nos prometeu vida abundante (João 10:10), alegria completa (João 15:11), justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Não importa qual era o seu vinho velho, não pode ser melhor do que isso. 

Espero e oro para que essas palavras acrescentem algo na sua vida e te façam crescer. Amém.

Comentários

  1. Sabedoria do céu nestas palavras....O resumo é: SIMPLESMENTE RENDA-SE! Abandone o seu" Deus pre-concebido", abra as janelas do teu coração e deixe que a luz inunde tudo.Aprenda como criança, porque Jesus disse que é assim que o Reino deve ser recebido.E cresça, pra Glória do Pai.Valeu, ´Erika!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele