Pular para o conteúdo principal

Libertando-se do feitiço da fantasia

Por Jon Bloom
Traduzido de: http://www.desiringgod.org/articles/breaking-free-from-the-spell-of-fantasy



Enquanto escutava a um sermão de Ray Ortlund Jr., eu fui atingido por uma citação que ele leu, de Simone Weil:
"Nada é tão bonito, nada é tão continuamente fresco e surpreendente, tão cheio de doce e perpétuo êxtase como o bem. Nenhum deserto é tão deprimente, monótono e chato quanto o mal. Mas com a fantasia é ao contrário. O bem na ficção é chato e sem graça, enquanto o mal, na ficção, é variado, intrigante, atraente e cheio de charme".

Esta afirmação é gloriosa e tristemente verdadeira. O bem real, fresco, surpreendente e extático que Deus fez é tão rico e satisfatório, e ainda assim nós somos tão facilmente ludibriados para trocá-lo por fantasias encantadoras que nos roubam a alegria e nos deixam espiritualmente estéreis.

Mas Jesus veio para nos libertar do encantamento empobrecedor da fantasia.

A fantasia tornou o jardim em um deserto

O jardim do Edem era de todas as formas um jardim de verdadeiras delícias. Adão e Eva aproveitavam da plenitude não filtrada da presença e comunhão do Deus Triúno, cuja glória radiante emanava de cada maravilhosa coisa que Ele tinha feito e dado a eles. E então a serpente satânica apareceu e presenteou-os com a fantasia, onde o bem extático foi representado como sem-graça e chato, e o mal foi representado como atraente e intrigante. Nossos progenitores permitiram-se ser tragicamente encantados, e eles acreditaram na fantasia mentirosa. Quando eles fizeram isso, seu jardim de alegria - e o nosso - tornou-se em um deserto monótono.

E desde aquele tempo, cada fantasia que coloca uma face encantadora, atraente no mal e engana um ser humano está reprisando aquela tragédia. A fantasia vende a si mesmo como um jardim de delícias quando na realidade é um deserto. E ela nos rouba do belo bem, nos aliena de Deus, e nos deixa desolados.

Nós devemos chegar a um acordo com essa verdade. Fantasias más são perversões do bem real - o bem que nós somos projetados para realmente gostar. Criando-as, nós usamos nossas imaginações à semelhança da de Deus de um jeito satânico, fantasiando um mundo em que nós mandamos como Deus, e tratamos com indulgência nossa ambição egoísta, ganância, raiva, ódio, violência, cobiça, luxúrias sexuais, e indolência. Seu fruto proibido é tão fácil de comer - à distância de um pensamento - mas seu efeito é devastador. Eles acostumam nossas papilas gustativas espirituais ao mal ficcional e nos viciam à droga da excitação até que nós perdemos o gosto pelo bem e terminamos com nada de real.

Acordando do sonho mais longo

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia..." (Efésios 2:4). Oh, o belo, continuamente fresco, surpreendente, doce, perpetuamente extático bem do evangelho de Deus - do evangelho que é Deus. Em misericórdia, ele não nos deixou suportando eternamente o deserto das fantasias ficcionais do mal!

Jesus veio para destruir o ladrão destrutivo e para nos dar o bem real da vida real abundante que jorra da plenitude de tudo o que Deus é e quer ser para nós (1 João 3:8, João 10:10). Ele veio para nos libertar do jugo da má fantasia com a verdade gloriosa (João 8:32).

Isso começa com o nascer de novo (João 3:3, 1 Pedro 1:3). Keith Green no fim de sua vida capturou essa experiência em uma canção intitulada "O seu amor abriu caminho", em que ele descreveu sua vida antes de sua conversão:
Como um tolo sonhador, tentando construir uma estrada pro céu
Todas as minhas esperanças vieram rolando abaixo, e eu nunca soube por quê
Mas quando ele veio para Cristo, ele disse que isso foi
Como acordar do sonho mais longo, como ele parecia real!
Até que o amor [de Cristo] abriu caminho
Eu estive perdido em uma fantasia que me cegou
Até que o seu amor abriu caminho
Quando Jesus se fez carne e habitou entre nós (João 1:14), e pregou a verdade porque Ele era a verdade (João 14:6) e morreu por nossos pecados, e ressuscitou no terceiro dia (1 Coríntios 15:3-4), para que nós também pudéssemos ter vida eterna (João 3:16), o Bem Real abriu caminho para dentro do mundo mau de fantasia e o Jardim-Cidade invadiu o deserto. Começar a crer em Jesus é o nosso primeiro despertamento e liberação.

Derrubando a fortaleza da fantasia má

Mas, ainda tendo o pecado parasita costurado em nossos corpos (Romanos 7:23), e ainda vivendo num mundo que jaz sob o poder do maligno (1 João 5:19), nós ainda estamos suscetíveis ao encantador mal da fantasia.

Tendo crido em Jesus, o jeito que Jesus destrói a fortaleza viciante da fantasia nas nossas vidas seção por seção é nos chamando para viver pela fé em suas promessas (Gálatas 2:20).

O jardim do Éden foi transformado em um deserto pela fé, já que Adão e Eva puseram sua fé na promessa da serpente de que a fantasia da rebelião contra Deus os faria felizes e livres. Agora o deserto infernal da fantasia do pecado é transformado de volta em um jardim, o Jardim-Cidade, pela fé, conforme nós colocamos nossa fé em cada preciosa e grande promessa de Deus de nos fazer livres e felizes (2 Pedro 1:4).
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo. (2 Coríntios 10:4-5)
A fantasia má se apresenta como uma gostosa delícia. Mas não é. É um argumento a ser destruído, não uma doce maçã a ser comida. Acreditar nessa verdade - realmente acreditar nela - é a chave para libertar-se do encantamento da fantasia.

A fantasia má que tenta você a acreditar em seu atraente charme ficcional e promete te fazer feliz não é nada mais que um fantasma etéreo com uma maçã envenenada que vai te entregar apenas aridez tediosa, monótona, ladra de alegria. Não o escute. Não coma a sua maçã.

Ao invés disso, olhe para Jesus e escute Jesus. Somente ele tem as palavras da vida eterna (João 6:68) e o poder de dar aquela vida em mais abundância do que você jamais imaginou (João 10:10; 1 Coríntios 2:9). Sim, colocar a sua fé nEle ao invés de na sedutora, excitante fantasia será uma luta, mas será um bom combate (1 Timóteo 6:12), porque irá eventualmente te trazer o verdadeiro, belo, continuamente fresco, surpreendente bem que você realmente deseja.

E quanto mais você cultivar o hábito de olhar para e escutar Jesus, mais suas papilas gustativas espirituais e sua visão do bem real serão restaurados, para que você possa "provar e ver que o Senhor é bom" (Salmo 34:8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele