Pular para o conteúdo principal

Efa injusto


Na tua bolsa não terás pesos diversos, um grande e um pequeno.
Na tua casa não terás dois tipos de efa, um grande e um pequeno.
Peso inteiro e justo terás; efa inteiro e justo terás; para que se prolonguem os teus dias na terra que te dará o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 25:13-15

Balança enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer.
Provérbios 11:1


Pesos diferentes são abomináveis ao Senhor, e balança enganosa não é boa.
Provérbios 20:23


É um mercador; tem nas mãos uma balança enganosa; ama a opressão.
Oséias 12:7


Ainda há na casa do ímpio tesouros da impiedade, e medida escassa, que é detestável?

Seria eu limpo com balanças falsas, e com uma bolsa de pesos enganosos?
~ Miquéias 6:10-11

Observação: "Efa" era uma medida de sólidos no tempo de Israel, tipo o nosso grama.


O que Deus odeia nas balanças enganosas? Primeiro, a simples falsidade, porque elas retratam uma coisa que não é verdade, um valor falso. Segundo, um repulsivo egoísmo enlaçado nessa fraude, porque quem usa balanças falsas está utilizando a mentira para se favorecer e à sua cobiça/avareza.
Há um terceiro aspecto em que essas balanças repugnam ao Senhor profundamente, porque elas são o ferir da lei do amor ao próximo. Deus abomina medidas injustas porque abomina que tratemos o outro com medida diferente do que usaríamos para nós mesmos. São a representação física de algo que acontece dentro de nós, e tanto reconhecemos, que temos uma expressão pra isso em nossa língua: dois pesos e duas medidas.

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, SEM PARCIALIDADE, e sem hipocrisia.
~ Tiago 3:17

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Mateus 7:12


Estamos agindo com dois pesos e duas medidas quando minimizamos o sofrimento do outro nunca situação que, se ocorresse conosco, arrancaríamos os cabelos, seria o fim do mundo. Por exemplo, você não pode suportar a ideia de passar fome; mas se vê outra pessoa na mesma situação, fica pensando que no fim das contas ele é um fiasquento, ou ele mereceu, "quem mandou não aceitar tal ou tal emprego" (inclusive um emprego que você não aceitaria para si). Também quando condenamos outra pessoa por um comportamento que já tivemos, ainda que secretamente, ou até mesmo algum ente querido já teve, e a este não condenamos, justificamos no coração. (Mesmo que diante de Deus os três mereçam condenação: eu, o amigo e o estranho).
Com duas medidas agiram os fariseus quando quiseram apedrejar a mulher adúltera. Isso é uma das coisas que desagrada ao Senhor nos "fariseus modernos". Eles adotam para si medidas de grande valor e honra, e distorcem inclusive a lei para mentir para si mesmo que a estão cumprindo. A outros, todavia, destinam todas as condenações. Com duas medidas agimos nós toda vez que ficamos indignados porque Deus mostrou misericórdia a alguém que considerávamos não-merecedor. Afinal, nós também não merecíamos e Ele nos concedeu misericórdia.
Oremos para que Deus abra nossos olhos quando essas situações ocorrerem, quebre nossa segunda medida, e nos faça um como Ele é Um.

Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele