Pular para o conteúdo principal

O que havia dentro da Arca do Concerto?

"...que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, e em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto..." 
Hebreus 9:4

A Arca era o símbolo da presença de Deus entre o povo e ela não continha apenas as tábuas da lei. Ela continha lembranças importantes ao povo de Israel sobre quem é Deus e como Ele é.

1) As tábuas da lei

Todo o conhecimento e justiça vêm do Senhor, e só os que vêm d'Ele são conhecimento e justiça verdadeiros. Ele nos deu os mandamentos como um ato de amor, para nossa edificação, e é seguindo e amando esses mandamentos que demonstramos amor para com Ele.

2) A vara florescida de Arão 

(Recomendo ler primeiro Números capítulo 17, e pra entender melhor, também o capítulo 16).

Somente Deus escolhe quem vai lhe servir e como. Não compete ao homem instituir por sua própria conta sacerdotes e cultos a Deus, e prestar serviços de iniciativa da sua própria carne.
Ele é o Deus verdadeiro e Senhor de todo o Universo. Não precisa de nosso culto para ser Deus, como os outros 'deuses' precisam.
Não poderíamos escolher como fazer o culto a Alguém maior do que nós, porque nós O estaríamos rebaixando a se adequar ao nosso jeito e nossa hora carnais de fazer as coisas, segundo a nossa conveniência, como um reles ídolo de casa.

3) O jarro com o Maná

É o Senhor que sustenta a Israel. Do Senhor vem todo o sustento.
No deserto, Israel teve a oportunidade de provar uma coisa que é verdade para toda a Terra: dependemos do Senhor para nos dar o pão de cada dia. Depende do Senhor mandar a chuva em quantidade certa e na época certa, de regular a quantidade de sol, o PH da terra e muitas outras coisas para que as plantas nasçam e os animais comam. Mesmo que façamos armazéns enormes, tentando driblar esses fatores guardando mantimento, o Senhor pode mandar bichos que ataquem nossa comida. Não há transgênico ou agrotóxico que sobreviva a uma chuva de granizo.

Também é bom para o povo de Deus ver que Deus nunca os abandonará em mandar esse sustento, apesar de nossa ingratidão e teimosia, apesar de o ofendermos como Israel no deserto, porque Deus é bom e amoroso, e permanece fiel mesmo quando somos infiéis (2 Timóteo 2:13).
O sustento espiritual, da mesma forma que o material, provém de Deus. É ele quem nos dá a revelação da palavra que nos faz crescer, na hora certa e pelos meios mais criativos.

Glória então a Deus por isso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele