Pular para o conteúdo principal

Obedecer é melhor que sacrificar

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22
Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
Oséias 6:6
Quando Deus estabeleceu os sacrifícios na lei, sua função maior era servir de lembrança de promessa de sacrifício de Cristo do que trazer bois para Deus.

Isso porque pelo menos os sacrifícios pelo pecado foram colocados ali como punição - a ideia principal era não pecar. As condutas que o Senhor proibia era porque traziam dano ao seu povo, ao próximo, e à honra do nome de Deus. Por exemplo, em Levítico 19:20-22 será que o Senhor pretendia, estabelecendo aquele sacrifício pra limpar o pecador, dar carta livre para os homens abusarem tiranicamente de suas servas? O mesmo Deus que se preocupa até em ordenar ao seu povo que não zoem com o cego colocando coisas pra ele tropeçar (Levítico 19:14)?

De maneira nenhuma! De fato, Deus só estabelece uma pena não de morte para este caso por causa da mulher, que não era livre para resistir, para não penalizá-la injustamente.

O problema é a forma como o povo parece ter interpretado os sacrifícios. Pelas palavras de Deus transcritas acima, dá impressão de que Israel considerou os sacrifícios como uma carta livre para fazer todas as loucuras que apeteciam a seu coração, desde que depois pagassem com um sacrifício.

Não é assim. Os sacrifícios foram estabelecidos como um ato de misericórdia de Deus para nos dar mais uma chance, e não nos matar de vez como merecíamos por ofender a sua santidade. Mas os israelitas não entenderam isso, e muitos dos cristãos de hoje também não entendem, o que é ainda mais grave, porque o nosso sacrifício é Cristo.

Muitos cristãos encaram a graça como carta branca. A graça nos tira de sob a sujeição da lei - é verdade: a pena da lei (a morte) já não nos atinge se permanecermos em Cristo. Mas é preciso entender que Ele morreu a nossa morte para vivermos sua vida. E como foi a sua vida? Em perfeita obediência diante de Deus. Jesus cumpriu TODA a lei, em sua essência. Assim deve ser também a nossa vida.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1 João 2:6
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:16
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:48

O sacrifício de Jesus não veio simplesmente para nos desculpar do pecado, mas para nos purificar, nos expurgar dele. Isto quer dizer tirar e limpar de dentro de nós qualquer vestígio do pecado. A obra do Senhor nos capacita a sujeitar nossa vontade rebelde à vontade boa, perfeita e agradável do Pai, corrigindo assim o pecado inicial de Adão, o mesmo que vem assolando todas as vidas desde o início da humanidade.
Não há como negar, a Bíblia é clara quanto à nossa relação com a lei:
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Mateus 5:17-19

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:15

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. [...]
E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Romanos 7:7-12

Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
1 João 3:7-10

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Hebreus 10:26-29

A lei de Moisés não rege mais nossa vida, não vivemos por ela e não devemos ter medo, porque eventualmente a descumprimos. Jesus é nosso advogado quanto a isso. Mas Deus continua querendo obediência. A lei interpretada em Cristo e cumprida por ele - nela vivemos.

É impossível dizer que acreditamos em Cristo e não acreditar no que Ele falou. Ele nos disse para tomarmos a sua cruz e segui-lo. Ele nos deu um novo mandamento, mais difícil para cumprir, o resumo de tudo: amar a Deus sobre todas as coisas, de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo (Marcos 12:33). 

Ele disse que, nos últimos dias, muitos lhe chamariam "Senhor, Senhor" e alegariam em sua defesa ter profetizado, expulsado demônios e feito milagres no nome dEle, mas Ele lhes diria abertamente "Apartai-vos de mim, vós que cometeis iniquidade."

Aceitemos pois, a salvação que Jesus nos oferece, a purificação pelo seu sangue precioso, e voltemos as costas ao pecado, rejeitando a tentação de baratear o sangue de Cristo como o de ovelhas e de bodes. Que o Senhor fortaleça em nossas mentes a lição de que FOMOS COMPRADOS POR BOM PREÇO.

Deixo-vos um louvor para meditar. Um abraço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele