Pular para o conteúdo principal

O lado B da vida


“Diga-me à luz da cruz de Cristo, não é um escândalo a maneira como eu e você vivemos hoje?” Alan Redpath

Você se lembra do disco de vinil? Aquele “bolachão”, que tocava em uma vitrola... seu pai deve ter um por aí. O disco de vinil tem seu lado A e o lado B, coisa que o CD eliminou, jogando todas as músicas de um lado só. Na maioria dos discos de vinil, as melhores músicas ficavam do lado A e aquelas que quase ninguém queria ouvir, no lado B. No lado A estava o hit do momento, a parada de sucesso. As músicas do lado B, muitas vezes, nem eram ouvidas.
A vida também tem o lado A e o lado B. Assim como no disco de vinil, a maioria só curte o lado A da vida. É lá que está tudo que é bom. Mas a Bíblia nos leva ao lado B da vida. Moisés escolheu ser maltratado com o povo de Deus (Hebreus 11.25). jesus disse que enviaria ao fogo eterno os que não acolheram os necessitados (Mateus 25.31). Paulo faz da fraqueza sua força (2 Coríntios 12.9). Tudo isso são coisas do lado B da vida, que ninguém quer viver. Escolher sofrer por amor Deus e Sua Palavra, estar com os famintos, presos e enfermos, alegrar-se quando está fraco, tudo isto é loucura para o mundo que prega insistentemente que você pode isso, merece aquilo e tem que ter mais e melhor sempre.
Talvez você tenha que virar o disco da sua vida e ir ao lado B. eu creio que é lá que vamos ver o invisível e obter a recompensa; é lá que vai ouvir Jesus te chamar de bendito de meu Pai, é lá que você vai ser forte mesmo sendo fraco.
Para ir ao lado B temos que renunciar o lado A, pois no disco da vida não dá pra tocar os dois lados. Para seguir a Cristo cada um deve tomar a própria cruz e renunciar a tudo (Mateus 16.24). E tudo, é tudo mesmo! Creio que a maioria das pessoas interpreta mal a passagem do jovem rico (Mateus 10.21). Ouço sempre que o problema do jovem rico era ser apegado ao que tinha, e que não tem problema ter muitas coisas, desde que você não seja apegado a elas. O desapego é bom. Mas se o problema do jovem rico fosse ser apegado, Jesus diria: “Se desapega do que tem e me segue!”. Jesus sempre ia direto ao ponto. O problema do jovem rico, e de muitos que só curtem o lado A da vida, não é ser apegado ao que tem, mas ter coisas que não deve, pois te fazem estar só no lado A da vida. A solução não é se desapegar, mas se desfazer mesmo.

A maioria das pessoas tem mais do que precisa. Olhe em seu armário; provavelmente tem muita roupa para um corpo só. E isso é só um exemplo do reflexo do lado A em sua vida, onde o TER é o que faz sucesso. O irmão André diz que temos que SER mais revolucionários do que os revolucionários. Isso é mais do que uma frase bonitinha. O irmão André arriscava a própria pele indo ao encontro dos cristãos perseguidos. Não olhe apenas para o seu armário, olhe para a sua vida! O que você tem arriscado por Cristo?
Já pensou em trocar a faculdade pelo seminário e ser missionário entre  os povos não alcançados? Que tal deixar a empresa e ir estudar línguas para trabalhar com a tradução da Bíblia para os mais de dois mil idiomas sem a Palavra ainda? Você poderia trocar o seu dia de descanso por um projeto de evangelismo e esportes com as crianças do bairro?
Para ter mais de Deus no mundo, tem que ter menos do mundo em você. Vire o disco. No lado B as músicas não são as mais tocadas, mas com certeza são as que têm a melodia mais afinada com o Mestre.
Ricardo Silva
Missionário da Expedição Mochila na Bolívia e um dos fundadores do underground Brasil (http://blog.ricardo.org.br)
Publicado originalmente no Fanzine Underground da Missões Portas Abertas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele