Pular para o conteúdo principal

Adoradores em espírito e verdade




"Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados."
Isaías 58:1

Alô, irmãos!
Essa foi a palavra que peguei há uns três dias, e que, combinada com mais uma pregação que andei assistindo e mais tarde adiciono aqui, me deu o tema para escrever nesse momento.
Está relacionado com a postura que as igrejas têm adotado diante das coisas de Deus. Não é segredo pra ninguém que se experimenta um momento de fraqueza, de pouco poder nas igrejas evangélicas. 
E o que se faz a respeito? Oramos por avivamento. Observamos os exemplos de acontecimentos históricos, como os avivamentos na Inglaterra no século XVIII, ou na Rua Azuza (EUA), no começo do século passado. Cristãos oraram, oraram, e o Espírito veio e fez a obra. 
Sim: precisamos orar muito. E jejuar. E louvar. E buscar a vontade de Deus. Mas todas essas coisas têm, por assim dizer, duas partes: a atitude externa e a interna. Por exemplo, orar não é só dizer um monte de palavras, formular frases contando a Deus nossas necessidades, pedindo coisas e discursando agradecimentos e pedidos de perdão. É necessária uma atitude interna de quebrantamento, de humildade, de arrependimento. Essas são obras do Espírito. Vamos olhar mais adiante de Isaías 58:

"Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?" 
Isaías 58:2-5

Assim temos nos comportado, muitas vezes. Vamos à igreja, participamos das "campanhas", oramos "pra saber a vontade de Deus", pra que ele dirija nossas vidas, para que desperte sua Igreja etc. e tal, chorando, rebuscando a mente por nossos pecados... mas tudo isso só dura enquanto estamos na igreja. Os irmãos olham para nós e pensam "Que abençoado, meu Deus, que santo!", e nós sabemos disso, sabemos que é assim que parecemos, "espirituais", e enchemo-nos de orgulho por isso. Bem, já recebemos aí nossa recompensa. Não é a toa que Jesus disse:

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (...)
E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." 

Mateus 6: 5-6, 16-18

Quando vamos aprender que choradeiras, berreiros, nada disso agrada a Deus se não for sincero?! Ele sabe quando são fruto de verdadeiro arrependimento, e quando são apenas cerimoniais... E é só o arrependimento que ele preza, não as lágrimas em si. O verdadeiro arrependimento é fruto do trabalhar do Espírito Santo. Em nós, cristãos, o Espírito Santo trabalha continuamente, então cada pecado que cometemos causa-nos o nojo de nós mesmos, a dor por ter transgredido, e, principalmente A DETERMINAÇÃO DE MUDAR! De acabar com o modo como temos vivido, que não tem agradado a Deus, e viver de modo a agradá-lo. Entende, o Espírito Santo veio viver em nós. E cada vez que pecamos, nós o machucamos. É isso que nos faz sentir todas essas coisas que caracterizam o arrependimento. Agora, se repetidamente pecarmos, e pecarmos, nos acostumamos com a dor, com o nojo, e não o sentimos mais... Isso é perigoso. Por isso a necessidade de mudar, de esforçar-se para por um ponto final no pecado e tomar sobre si o modo de viver ordenado por Deus. Não ser só ouvintes da palavra, mas praticá-la (Tiago 1:22-24) - ESTE é o ponto central!
Precisamos estar atentos, pois é assim que o Senhor tem visto alguns de nós:

"E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra." 

Ezequiel 33:31-32

Jesus disse que é seu irmão todo aquele que faz a vontade do Pai (Mateus 12:50), e que nem todo aquele que lhe chama de Senhor (ou seja, que diz ser servo dele) entrará no reino dos céus, mas só aquele que faz a vontade do Pai (Mateus 7:21), e que se nós o amássemos, guardaríamos os seus mandamentos (João 14:15 e 15:10). E nós temos feito isso? A única forma de saber é analisar quais são esses mandamentos. Adianto que são a Bíblia inteira, hehe... Mas já dá pra tirarmos uma ideia básica se voltarmos a Isaías 58:

"Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.

Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;
E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse." 

Isaías 58:6-14

Veja, que o Senhor sempre expõe a sua vontade juntamente com as consequências de cumprirmos a sua vontade, as suas promessas. Existem bíblias destacando as promessas, então eu fiz o contrário, e destaquei a nossa parte, aquilo que devemos fazer pra termos direito ao cumprimento delas. É uma coisa que as igrejas às vezes esquecem de pregar, mas que é justamente o mais importante. Porque isso é fazer a vontade de Deus, e a nossa alegria deve ser fazer a vontade de Deus, e não tudo aquilo que esse comportamento possa nos render. Para fora com a visão de lucro!!!! Ela não tem lugar dentro da Igreja de Cristo. 
Vamos agradar ao Senhor. Vamos ser adoradores em espírito e em verdade. Sabe o que é isso? Não é cantar louvores sentimentais. Sozinhos, eles não bastam. Significa seguirmos íntegros no Caminho, que é Jesus, rendidos ao Pai desde o mais íntimo do nosso ser, que é o espírito, e também em nossas atitudes, praticando a Palavra, de modo que tudo o que fazemos seja a verdade, que caminhemos nos passos desenhados para nós pelo Espírito Santo, e que adoremos juntamente com Ele (o Espírito), na mesma sintonia, no mesmo amor. Assim, seremos retratos do Filho, e por consequência, do Pai. As pessoas poderão conhecer a Deus através de nós, sem precisar dizermos nada a elas, que elas O percebam simplesmente por observar o nosso modo de vida. E assim tenham certeza de que Ele existe (Hebreus 11:6), e que pode mudar a vida de uma pessoa. Amém.

Deixo-os, agora, com um trecho de outra pregação do irmão Paul Washer, aquela que assisti, a fim de reforçar o que ficou dito. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (Mateus 13:9). 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa para alimentar os pobres, se i

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão alguns dos versículos bí

Mica e o Ídolo em sua casa

Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18 . Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto. A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor! Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei. E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “ Agora sei que o Senhor me fará bem ”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes. Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele