Pular para o conteúdo principal

Salvos e livres para quê?



Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras executardes a justiça entre um homem e o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais desde os tempos antigos e para sempre.
Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas.
Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, e então vireis, e vos apresentareis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres para praticardes ainda todas essas abominações?
Jeremias 7:4-10

Ser "da igreja" ou ter feito uma oração aceitando Jesus não é o que nos salva. O que nos salva é o arrependimento que produz frutos, seguido da fé que produz conversão, a fé manifestada em obras de Justiça.

Vemos nessa passagem que o povo de Israel presumia que Deus estava no meio deles simplesmente porque entre eles ficava o templo do Senhor. Nenhuma outra nação tinha o templo do Deus Verdadeiro, e eles pensavam que só esse fato já os tornava melhores do que os outros e lhes garantia salvação. Os mandamentos eram... detalhe.

Israel conhecia o princípio da eleição, e nele se confiava para sua salvação. Ocorre que Deus os salvou para uma finalidade, para ser o povo dele, não apenas nominalmente, mas refletir, efetivamente, em seus atos, a Glória de Deus. E refletir por meio dos mandamentos. Embora a lei sozinha não pudesse salvá-los, se um judeu se esforçava para obedecer a lei, significava que Ele tinha em conta tudo o que Deus havia dito, se preocupava em agradar a Deus, e acreditava na relevância das palavras de Deus, inclusive nas promessas. Obedecer a lei era, pra eles, o modo de demonstrar sua fé.

Mas quando eles se afastavam da lei, desprezando-a, ficava evidente que não queriam nada sério com Deus. Não tinham fé em todas as palavras de Deus, porque se tivessem, temeriam fazer as coisas que a lei dEle proibía, em vista das maldições que a lei prometia pra quem a violava. Queriam, por assim dizer, os lucros de ter um Deus Todopoderoso protegendo-os e ajudando-os... a atingir seus próprios fins. Ñão desejavam se sujeitar à vontade d'Ele. Queriam ser donos de Deus, e não o contrário; não queriam um relacionamento, mas preferiam tratar sua relação com Deus como um negócio. Por isso o apego à parte sacrificial da lei, muito mais que à mandamental, que Deus repreende nesse outro trecho desse capítulo:

¶ Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne.
Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante.
Jeremias 7:21-24

O trecho final do versículo 10 me impressiona bastante. "...e direis: Somos livres para praticardes ainda todas essas abominações?". Na versão em russo, ainda fala "и говорите: `мы спасены' (somos salvos), чтобы впредь делать все эти мерзости." 

Não parece tão atual? Não parece ter sido escrito para cristãos ao invés de para judeus? É tão comum ouvir-se falar da "liberdade que temos em Cristo", usando-a como desculpa para a libertinagem (em sentido amplo). Mas Paulo bem disse que somos livres não para dar ocasião ao pecado, para entregar nossos membros aos prazeres carnais. 

¶ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. [...] Gálatas 5:13

Somos livres do pecado e do mundo, para vivermos em Cristo. Jesus nos libertou para si (1 Coríntios 6:20). O amor d'Ele é perfeito, e por isso realmente nos fez livres; Ele não nos salvou em troca de um contrato, de que poderíamos obter a salvação se fizéssemos isso ou deixássemos de fazer aquilo. Mas o próprio sinal da salvação é que, livres da prisão do pecado, nós, voluntariamente, nos colocamos sob o senhorio, sob o jugo suave de Cristo (Mateus 11:29-30, Romanos 6:17-23). Colocamos a Palavra d'Ele acima de tudo na nossa vida, inclusive pelo desejo pelo pecado - que não tem mais poder pra nos aprisionar (Romanos 8:2).

Como dizer que somos livres, somos salvos, se o pecado continua sendo o poder predominante nas nossas vidas? Nesse caso não somos realmente livres, mas simplesmente nos enganamos a nós mesmos, nada mudou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão algun...

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa p...

Um deslize da língua

por C. S. Lewis [1] Quando um leigo tem de pregar um sermão, acredito que há mais probabilidade de ele ser útil, ou mesmo interessante, se começar exatamente de onde ele próprio está, não tendo tanto a presunção de instruir mas, sim, de comparar observações. Não faz muito tempo, quando eu estava usando a coleta [2] do domingo seguinte ao da Trindade [3] em minhas orações particulares, descobri que eu tinha cometido um deslize linguístico. Eu queria orar “que eu possa passar pelas coisas temporais sem acabar perdendo as coisas eternas”. Descobri que tinha orado “que eu possa passar pelas coisas eternas sem acabar perdendo as coisas temporais”. Naturalmente não acho que um deslize da língua seja pecado. Não tenho certeza de que nem sequer eu seja suficientemente freudiano para acreditar que todos esses deslizes, sem exceção, sejam profundamente importantes. Acho porém, que, alguns deles são significativos e considerei que esse era significativo. Achei que o que eu tinha di...