Olá. O post de hoje é um estudo sobre Juízes, capítulos 17 e 18. Não vou transcrever tudo aqui, mas siga os links e leia a passagem antes de seguir adiante, e possa compreender bem o texto.
A história já começa mal, com um filho roubando uma mãe, e uma maldição, que em seguida é retirada pela mãe roubada, mas não para bem, porque culmina na confecção de um ídolo. E a mulher ainda disse que estava dedicando o dinheiro ao Senhor!
Para Mica, o Senhor era como um outro deus qualquer, pois ele pensava que podia agradá-lo cumprindo (de forma errada) uma exigência única da lei.
E muitas vezes nós agimos da mesma forma, toda vez que reduzimos nosso culto a Deus à prática de um ou dois pontos religiosos no meio de uma vida podre e por vezes idólatra, pensando como Mica “Agora sei que o Senhor me fará bem”, porque cumprimos esses um ou dois pontos que consideramos mais importantes.
Também por aí se pode notar que Mica só estava preocupado com o Senhor na medida que Ele faria alguma coisa boa para esse homem.
E essa disposição de pensamento é contagiosa, porque a tribo de Dã inteira adotou esse pecado. Uma tribo que, diga-se de passagem, não se apoiou totalmente no Senhor para conquistar Laís, escolhendo propositalmente uma terra de povo pacífico e que não teria como conseguir ajuda.
E quanto a Mica, terminou roubado, o que é inevitavelmente o fim de quem serve os ídolos ou está imerso em religiosidade, se não despertarem. Não necessariamente roubados em área financeira ou material, mas certamente em outras áreas mais importantes, como conhecimento de Deus e crescimento espiritual.
* * *
Além disso, há a atitude do levita a considerar. Ele vivia na exata cidade em que Jesus nasceria, e tinha o Senhor por herança, e trocou tudo isso por comodidade.
É bom notar que o pecado não bateu à porta dele nesse caso, mas o contrário. E isso porque primeiro de tudo ele abandonou o seu lugar – trazendo para os dias atuais, abandonou o Senhor.
Depois, vendeu-se. Serviu os ídolos, um servo da verdade pregou a falsidade por interesse. Quantos fazem isso hoje, enganando as pessoas, matando-as espiritualmente? É a essência do falso mestre/ profeta. Em seguida, depois do interesse, a vaidade. Ele traiu Mica servindo os danitas. Só se deteriorou.
É proveitoso vigiar!
Muito legal me ajudou muito!
ResponderExcluirMuito legal me ajudou muito!
ResponderExcluir