Pular para o conteúdo principal

O que havia dentro da Arca do Concerto?

"...que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, e em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto..." 
Hebreus 9:4

A Arca era o símbolo da presença de Deus entre o povo e ela não continha apenas as tábuas da lei. Ela continha lembranças importantes ao povo de Israel sobre quem é Deus e como Ele é.

1) As tábuas da lei

Todo o conhecimento e justiça vêm do Senhor, e só os que vêm d'Ele são conhecimento e justiça verdadeiros. Ele nos deu os mandamentos como um ato de amor, para nossa edificação, e é seguindo e amando esses mandamentos que demonstramos amor para com Ele.

2) A vara florescida de Arão 

(Recomendo ler primeiro Números capítulo 17, e pra entender melhor, também o capítulo 16).

Somente Deus escolhe quem vai lhe servir e como. Não compete ao homem instituir por sua própria conta sacerdotes e cultos a Deus, e prestar serviços de iniciativa da sua própria carne.
Ele é o Deus verdadeiro e Senhor de todo o Universo. Não precisa de nosso culto para ser Deus, como os outros 'deuses' precisam.
Não poderíamos escolher como fazer o culto a Alguém maior do que nós, porque nós O estaríamos rebaixando a se adequar ao nosso jeito e nossa hora carnais de fazer as coisas, segundo a nossa conveniência, como um reles ídolo de casa.

3) O jarro com o Maná

É o Senhor que sustenta a Israel. Do Senhor vem todo o sustento.
No deserto, Israel teve a oportunidade de provar uma coisa que é verdade para toda a Terra: dependemos do Senhor para nos dar o pão de cada dia. Depende do Senhor mandar a chuva em quantidade certa e na época certa, de regular a quantidade de sol, o PH da terra e muitas outras coisas para que as plantas nasçam e os animais comam. Mesmo que façamos armazéns enormes, tentando driblar esses fatores guardando mantimento, o Senhor pode mandar bichos que ataquem nossa comida. Não há transgênico ou agrotóxico que sobreviva a uma chuva de granizo.

Também é bom para o povo de Deus ver que Deus nunca os abandonará em mandar esse sustento, apesar de nossa ingratidão e teimosia, apesar de o ofendermos como Israel no deserto, porque Deus é bom e amoroso, e permanece fiel mesmo quando somos infiéis (2 Timóteo 2:13).
O sustento espiritual, da mesma forma que o material, provém de Deus. É ele quem nos dá a revelação da palavra que nos faz crescer, na hora certa e pelos meios mais criativos.

Glória então a Deus por isso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco versículos que você precisa parar de distorcer

Sabe aquele versículo que você está sempre citando? Ele pode não significar o que você pensa. por Ben Irwin Outro dia, alguém me deu um bilhete com Naum 1:7 impresso no topo: "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da  angústia, e conhece os que confiam nele." Por alguma razão,  eles omitiram a próxima linha, que continua o pensamento do  versículo 7: "E com uma inundação trasbordante acabará de uma   vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." Okay, então talvez a versão completa talvez não fique tão bem  num cartão de visitas. E talvez este seja o problema com o modo  que os cristãos usam a Bíblia. Cristãos leem (e citam) a Escritura em fragmentos pequenos e  artificiais o tempo todo. E fazendo isso, nós alteramos o  sentido mesmo sem perceber. Aplicativos digitais da Bíblia tornam mais fácil que nunca  "Twitterizar" o preceito santo. Mas nós já fazíamos isso há  séculos. Aqui estão algun...

Posso, tendo as mãos vazias...

Olá, irmãos. Lá venho eu com mais um vídeo para compartir com vocês. Este é bem curtinho. Sugiro que assistam agora mesmo, antes de continuar lendo o post. Exceto se a internet não colaborar, o que é sempre uma possibilidade! Então, irmãos. O título deste post é extraído de um hino antigo, da harpa cristã, que diz assim: Posso , tendo as mãos vazias , com Jesus me encontrar ? Nada fiz, e vão se os dias,  que Lhe posso apresentar?  Posso , tendo as mãos vazias ,  com Jesus me encontrar ?  Quantas almas poderia ,  ao Senhor apresentar ! Primeiro, quero pontuar que acredito na salvação pela graça e somente por ela, que Deus está preocupado com o que acontece em nós e não com o que fazemos por Ele - pois Ele pode levantar até jumentas e pedras pra falarem, se faltarmos nesse ponto - e que de nada adianta fazer o que conhecemos por "a obra", ou todas as boas ações do mundo, cuidar de leprosos, vender a própria roupa p...

Um deslize da língua

por C. S. Lewis [1] Quando um leigo tem de pregar um sermão, acredito que há mais probabilidade de ele ser útil, ou mesmo interessante, se começar exatamente de onde ele próprio está, não tendo tanto a presunção de instruir mas, sim, de comparar observações. Não faz muito tempo, quando eu estava usando a coleta [2] do domingo seguinte ao da Trindade [3] em minhas orações particulares, descobri que eu tinha cometido um deslize linguístico. Eu queria orar “que eu possa passar pelas coisas temporais sem acabar perdendo as coisas eternas”. Descobri que tinha orado “que eu possa passar pelas coisas eternas sem acabar perdendo as coisas temporais”. Naturalmente não acho que um deslize da língua seja pecado. Não tenho certeza de que nem sequer eu seja suficientemente freudiano para acreditar que todos esses deslizes, sem exceção, sejam profundamente importantes. Acho porém, que, alguns deles são significativos e considerei que esse era significativo. Achei que o que eu tinha di...