"...que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, e em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto..."
Hebreus 9:4
A Arca era o símbolo da presença de Deus entre o povo e ela não continha apenas as tábuas da lei. Ela continha lembranças importantes ao povo de Israel sobre quem é Deus e como Ele é.
1) As tábuas da lei
Todo o conhecimento e justiça vêm do Senhor, e só os que vêm d'Ele são conhecimento e justiça verdadeiros. Ele nos deu os mandamentos como um ato de amor, para nossa edificação, e é seguindo e amando esses mandamentos que demonstramos amor para com Ele.2) A vara florescida de Arão
(Recomendo ler primeiro Números capítulo 17, e pra entender melhor, também o capítulo 16).Somente Deus escolhe quem vai lhe servir e como. Não compete ao homem instituir por sua própria conta sacerdotes e cultos a Deus, e prestar serviços de iniciativa da sua própria carne.
Ele é o Deus verdadeiro e Senhor de todo o Universo. Não precisa de nosso culto para ser Deus, como os outros 'deuses' precisam.
Não poderíamos escolher como fazer o culto a Alguém maior do que nós, porque nós O estaríamos rebaixando a se adequar ao nosso jeito e nossa hora carnais de fazer as coisas, segundo a nossa conveniência, como um reles ídolo de casa.
3) O jarro com o Maná
É o Senhor que sustenta a Israel. Do Senhor vem todo o sustento.No deserto, Israel teve a oportunidade de provar uma coisa que é verdade para toda a Terra: dependemos do Senhor para nos dar o pão de cada dia. Depende do Senhor mandar a chuva em quantidade certa e na época certa, de regular a quantidade de sol, o PH da terra e muitas outras coisas para que as plantas nasçam e os animais comam. Mesmo que façamos armazéns enormes, tentando driblar esses fatores guardando mantimento, o Senhor pode mandar bichos que ataquem nossa comida. Não há transgênico ou agrotóxico que sobreviva a uma chuva de granizo.
Também é bom para o povo de Deus ver que Deus nunca os abandonará em mandar esse sustento, apesar de nossa ingratidão e teimosia, apesar de o ofendermos como Israel no deserto, porque Deus é bom e amoroso, e permanece fiel mesmo quando somos infiéis (2 Timóteo 2:13).
O sustento espiritual, da mesma forma que o material, provém de Deus. É ele quem nos dá a revelação da palavra que nos faz crescer, na hora certa e pelos meios mais criativos.
Glória então a Deus por isso!
Comentários
Postar um comentário